- Entrou
- Ago 4, 2007
- Mensagens
- 48,576
- Gostos Recebidos
- 1,151
Seis pessoas foram detidas, na noite de terça-feira, na sequência de protestos violentos que brotaram no exterior de um hotel usado para abrigar requerentes de asilo, em Dublin, na Irlanda.
Pelo menos duas mil pessoas – algumas das quais empunhando bandeiras da Irlanda e cartazes contra a imigração – juntaram-se no exterior do Citywest Hotel, um dia depois de um jovem de 26 anos ter sido acusado de abusar sexualmente de uma criança de 10 anos naquelas instalações ou nas imediações, noticiaram os meios de comunicação locais.
“Obviamente, este não foi um protesto pacífico. As ações desta noite só podem ser descritas como selvajaria. Tratou-se de uma multidão determinada a cometer atos de violência contra a Garda [polícia irlandesa]”, denunciou o comissário Justin Kelly, citado pelo The Irish Independent.
E acrescentou: “Condeno veementemente os ataques contra os agentes da Garda, que cumpriram o seu dever com profissionalismo e grande coragem para garantir a segurança das pessoas. Vamos agora iniciar o processo de identificação dos autores dos crimes e levaremos à justiça os envolvidos nesta violência.”
É que, durante o protesto, os manifestantes atiraram fogo de artifício contra as autoridades, assim como tijolos, garrafas de vidro e cones de trânsito. Uma carrinha das autoridades foi, inclusive, incendiada, enquanto um helicóptero que sobrevoava o local foi ‘atacado’ com lasers.
A polícia recorreu a canhões de água e a gás lacrimogéneo para dispersar a multidão, que procurava romper o cordão policial.
IN:NM
