Router wireless/ Acess Point versus Powerline Wireless?

antena2007

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Dez 19, 2007
Mensagens
811
Gostos Recebidos
0
Boa tarde.
Depois de alguma pesquisa que eu efectuei pela internet, verifiquei que existem os adaptadores Powerline wireless (Devolo, TP link; Belkin, etc). Será que estes são melhor opção que os routers ou AP Wireless para estender a rede wireless?
Por um lado ouvi dizer que há menos quebras de internet com uso destes powerline (por acaso não tenho quebras de internet, quero é estender a rede), por outro dizem que a velocidade de transferência de dados reduz-se apreciavelmente com o uso da rede eléctrica.
Também não é possível mudar o canal de transmisssão através da rede elétrica, daí uma limitação.
Qual é a vossa opinião?
Há uma review neste link:
h**p://www.expertreviews.co.uk/powerline-networking/1281511/devolo-dlan-200av-wireless-n
Obrigado desde já.
 

prcunha

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Out 29, 2012
Mensagens
1,552
Gostos Recebidos
0
Boas.

Que pretendes objetivamente? Que serviços/equipamentos pretendes utilizar após implementação de um desses equipamentos?

Abraço
 

antena2007

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Dez 19, 2007
Mensagens
811
Gostos Recebidos
0
Bom dia.
Pretendo utilizar um ipad (Youtube + pequenos jogos facebook), um telemóvel com aplicações para TV directo e um portátil.
Não pretendo fazer sreeming de videos.
Portanto tenho um router wireless em casa, mas tem os chamados "pontos mortos" e pretendo substituir este por outro com mais alcance, ou usar este e um Powerline Wifi ou Acess point + router actual.
Cumprimentos desde já.
 

prcunha

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Out 29, 2012
Mensagens
1,552
Gostos Recebidos
0
Boas.

Para essas finalidades um AP serve-te perfeitamente. Ficas com o teu router atual e configurar um AP para o resto da casa.
E fica-te muito mais em conta.

Abraço.
 

RuiNx650

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 21, 2008
Mensagens
59
Gostos Recebidos
0
Recentemente adquiri para minha casa um KIT TPLink Powerline 200Mbps para estender a minha rede Wireless e comprovo que superou as minhas espectativas.
Acabei por comprar o modelo sem wireless, pois tinha um Ap (FONERA) e um switch ambos parados em casa e meti tudo a trabalhar.
Na sala tenho o router principal e na zona dos quartos meti agora o 2 AP que liga ao primeiro através da PowerLine.
Nos testes de velocidade da internet não tive perda nenhuma. Transferência de ficheiros entre 2 pc's (cada 1 ligado a 1 router) tb não tive perdas de velocidade.

Resultado final:

PROS -
Nada de perdas de velocidade
Deixei de ter cabos de rede espalhados por casa

CONS-
Mais uma tomada a ser usada (existem uns que trazem a tomada, mas o meu foi dos mais baratos não tinha)
Não ter comprado à mais tempo

Cumps
 

antena2007

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Dez 19, 2007
Mensagens
811
Gostos Recebidos
0
Na verdade acho o powerline uma excelente opção.
Mas como dizem não há bela sem senão.
O meu receio em relação a essa opção tem a ver com o mecanismo associado ao envio da informação.
Faz uns anos estava na mesa a possibilidade de a internet em Portugal ser difundida através da rede eléctrica.
Mas este sistema não avançou, pela razão de haver dúvidas quanto a eventuais problemas na saúde, relacionadas com as altas frequências geradas
por esse sistema na trasmissão de dados. Por isso essa tecnologia foi posta de parte.
Na verdade para que os dados possam ser injetados na rede eléctrica é necessário gerar uma onda portadora de alta frequência, que irá transportar a informação na rede eléctrica. Depois do outro lado da rede o receptor faz o processo inverso, recebe essa frequência e descodifica a informação nela contida (dados de internet),
e a questão prende-se com isso até que ponto essas altas frequências geradas no powerline são ou não é ou não prejudiciais à saúde?
Normalmente estes sistemas permanecem ligados 24 sobre 24 horas.
 
Topo