Portal Chamar Táxi

Portugueses nomeados para os prémios da International Film Music Critics Association

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,085
Gostos Recebidos
481
Dois compositores portugueses, Nuno Malo e Miguel d Oliveira, estão nomeados para os prémios da International Film Music Critics Association, em três categorias diferentes.

Miguel d Oliveira, a residir em Inglaterra desde finais de 1999, está nomeado na categoria de Melhor Banda Sonora Original para um Documentário, por The Batle of Britain, produzido pela BBC-TV.

Na mesma categoria, Bruno Coulais está duplamente nomeado pelos documentários Bébés e Océans, e constam ainda Christophe Beck por Waiting for Superman, e Joel Douek por The Wildest Dream Conquest of Everest.

Nuno Malo está nomeado nas categorias Compositor Revelação e Melhor Banda Sonora para um Filme Dramático pela longa-metragem Amália - O Filme, de Carlos Coelho da Silva, que estreou em Novembro de 2008 em 66 salas portuguesas.

Nuno Malo é autor de quatro temas orquestrais que foram gravados pela Filarmónica de Budapeste sob a direcção de Geza Tobok, para o filme, que conta a história da mais internacional artista portuguesa.

Da banda sonora do filme constam ainda 18 temas, entre os mais emblemáticos da fadista, como Gaivota, e ainda um tema de Ercília Costa, interpretado por Luísa Rocha no fado Vianinha, de Francisco Viana.

Na categoria Compositor Revelação estão também nomeados os franceses Guy-Manuel de Homem-Christo e Thomas Bangalter, o duo Daft Punk, Tron: Legado, o espanhol Oscar Araujo pelo vídeojogo Castlevano: Lords of Shadow, Arnau Bataller, também de Espanha, por La Herencia Valdemar, o alemão Herbert Grönemeyer pelo filme de George Clooney, The American.

Na categoria Melhor Banda Sonora para um Filme Dramático além de Nuno Malo, estão nomeados Clint Mansell pelo filme Cisne Negro, James Horner por Karate Kid, Alexandre Desplat por O Discurso do Rei e Carter Burwell por Indomável.

O francês Desplat detém o maior número de nomeações, num total de sete, duas delas na categoria de Melhor Banda Sonora do Ano pelos filmes Escritor Fantasma e O Discurso do Rei.

Desplat está também nomeado para Melhor Compositor do Ano ao lado de Danny Elfman, James Newton Howard, John Powell e Hans Zimmer.

Os vencedores serão conhecidos no dia 25 de Fevereiro.

A International Film Music Critics Association surgiu no final da década de 1990, após o desaparecimento do Film Music Critics Jury, pelo jornalista Mikael Carlsson.

Sol/Lusa
 
Topo