- Entrou
- Ago 4, 2007
- Mensagens
- 49,970
- Gostos Recebidos
- 1,209
Uma discussão entre um piloto de um Airbus A380 e um controlador de tráfego aéreo no Aeroporto Internacional John F. Kennedy, em Nova Iorque, nos Estados Unidos, tornou-se viral esta semana.
O episódio aconteceu a 9 de dezembro, mas só agora é que a conversa se tornou pública, depois de ser publicada pelo canal "You can see ATC". A conversa com cinco minutos e que pode ser ouvida abaixo é também acompanhada de uma animação.
O voo em causa vinha do Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, e tudo começou quando, durante a aterragem, o avião da Emirates foi instruído a seguir pela pista Alpha até à junção com uma outra pista, a Delta, do outro lado do aeroporto.
No entanto, os pilotos da companhia aérea dos Emirados não compreenderam de forma correta a mensagem e acabaram por desacelerar, o que deixou o controlador irritado - dado que a pista estava ativa e um outro avião, da British Airways, estava atrás.
O controlador reclamou da lentidão com que o avião da Emirates seguiam e disse que "não era para pararem", tendo o piloto da Emirates respondido: "As instruções não foram claras, então acelerar não seria uma boa ideia. Não precisa de ser rude, há que ser apenas mais profissional e mais claro na próxima vez".
Por outro lado, o controlador voltou a argumentar: "Como não é claro eu falar que seguir em frente na A e espera na D?". O piloto responde: "É, não foi claro. Temos quatro pilotos aqui, ninguém entendeu, e um deles fala inglês nativo. Então seja mais profissional e claro, muito obrigado".
O bate-boca não ficou por aqui, tendo o controlador perguntado de que forma poderia ser mais claro do que foi. O piloto mudou, no entanto, a frequência, não dando continuidade à discussão. No entanto, já na outra frequência, um outro controlador questiona qual foi o problema a entender as indicações.
"Este é um aeroporto com algumas áreas que estão a ser fechadas e, para manter o fluxo contínuo, é possível que mudanças rápidas ocorram, entendeu?", referiu um dos controladores. A discussão acabou por aqui, com os pilotos da Emirates a não retorquirem.
