Photoshop - Aprenda a criar autênticos raios com dégradés, filtros...

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,473
Gostos Recebidos
1
Aprenda a criar autênticos raios com dégradés, filtros e mais

Redação Photoshop Creative

Quando os vemos na vida real, nos extasiamos diante dos feixes de luz, mas eles ficam ainda melhores quando recriados no Photoshop.



Por Simon Skellon


RevistaPhotoshopCreative-50-jogodeluzes-1.jpg

Quando os vemos na vida real, nos extasiamos diante dos feixes de luz, mas eles ficam ainda melhores quando recriados no Photoshop. Mas como produzir esse tipo de efeito? Bem, tudo isso é possibilitado pelos modos de mesclagem e opacidade das camadas. A combinação desses recursos nos permite criar um efeito sutil que imita perfeitamente a luz do sol real. As decisões mais difíceis a tomar são quanto à forma e à escolha das ferramentas adequadas. Neste caso, usamos uma forma personalizada criada especificamente para este trabalho. Assim, os feixes já estão dispostos para nós; basta colocá-los em perspectiva e encaixá-los na imagem. É importante levar em conta a perspectiva e o ângulo dos raios de luz, que devem ser ligeiramente mais espessos próximo ao chão para mostrar o efeito da dispersão luminosa.

A foto da floresta foi tirada por Andreas Krappweis. Aplique o efeito em suas próprias imagens de paisagem para ver que tipo de atmosfera pode ser criada.

Ilumine uma cena

Carregue seu primeiro dégradé e comece a construir os feixes de luz


01 Abra a imagem

Para começar, abra a imagem inicial “Floresta.jpg” no Photoshop. Iniciaremos com a criação de feixes de luz largos e suaves. Faça uma nova camada acima do fundo com o atalho Ctrl/ Cmd+Shift+N.
02 Carregue as predefinições

Selecione a ferramenta Gradient (G) e clique no Gradient Editor na barra de opções superior. As predefinições aparecem no alto do menu. Abra Color Harmonies 2 na lista suspensa pressionando o ícone logo acima das miniaturas.
03 Posicione o dégradé

Selecione a predefinição Red, Blue, White e dê OK. Aplique um degradê em ângulo no centro da imagem, de cima para baixo. Altere o posicionamento e a espessura dos raios de luz, use o comando Desaturate (Cmd/Ctrl+Shift+U) para remover as cores e altere o modo de mesclagem para Screen.

Dica
Podemos editar o estilo de qualquer dégradé para criar raios de luz mais intensos usando as opções do Gradient Editor. Depois de escolher uma predefinição, mais amostras podem ser adicionadas às cores que aparecem na visualização do dégradé. Você pode usar qualquer cor, mas as mais escuras criam um contraste mais marcado quando o modo de mesclagem Screen é aplicado. Experimente outras predefinições, como Noise Samples, tendo em mente que é mais importante pensar no número de transições do que nas cores.


.


RevistaPhotoshopCreative-50-jogodeluzes-5.jpg
04 Em perspectiva

Reduza a opacidade da camada a 50% na paleta Layers e vá a Edit>Transform>Perspective. Puxe os cantos superiores da caixa de transformação para dentro e os inferiores para fora, pois os feixes devem ser mais largos na base. Use a ferramenta Eraser (E) para remover as bordas duras.
RevistaPhotoshopCreative-50-jogodeluzes-6.jpg
05 Efeitos enevoados

Vá a Filter>Blur>Gaussian Blur e ajuste Radius para 130px. Os feixes ficarão ainda mais suaves, criando um efeito enevoado. Esse será o plano de fundo para os raios de luz mais fortes.
RevistaPhotoshopCreative-50-jogodeluzes-7.jpg
06 Tinja a luz

Clique duas vezes na camada do dégradé na paleta para abrir o menu Layer Style. Selecione a opção Color Overlay e ajuste Mode para Multiply. Mantenha a opacidade em 100% e altere a cor para um amarelo-claro (#fffdd5). Os feixes de luz serão colorizados, removendo as faixas brancas que possam estar aparecendo.
RevistaPhotoshopCreative-50-jogodeluzes-8.jpg
07 Formas personalizadas

Para criar raios de luz mais marcados, pegue a ferramenta Custom Shape (U). Na barra de opções, abra o menu de cortina Shape. Clique na setinha no canto superior direito e escolha Tiles na lista. Usaremos Tile 2. Defina a cor de Fill como o amarelo usado anteriormente.
RevistaPhotoshopCreative-50-jogodeluzes-9.jpg
08 Sol forte

Aplique a forma personalizada, cobrindo a tela inteira. Pressione Cmd/Ctrl+T para usar Free Transform para ampliar o bloco e use Perspective para deixá-lo mais fino no alto e mais amplo na base. Ajuste o modo de mesclagem para Screen e Opacity para 25%.
RevistaPhotoshopCreative-50-jogodeluzes-10.jpg
09 Atmosfera desfocada

Volte ao filtro Gaussian Blur no
menu Filter. Dê OK quando for
solicitado a rasterizar a camada e ajuste Radius para 40px. A forma será delicadamente desfocada, ganhando a aparência de feixes de luz atravessando a copa das árvores.



RevistaPhotoshopCreative-50-jogodeluzes-11.jpg
10 De olho nos detalhes

Use a ferramenta Eraser a 0% Hardness para remover os feixes que pareçam deslocados, por exemplo, sobre a árvore. Para mudar o ângulo da luz a qualquer momento use Free Transform ou Perspective como no passo 4.



RevistaPhotoshopCreative-50-jogodeluzes-12.jpg
11 Mais raios

Para criar raios de luz menores, aumentando os detalhes, pressione Cmd/Ctrl+J para duplicar a camada com a forma Tile 2. Redimensione a camada duplicada de forma a que os raios apareçam menores e recaiam entre os outros. Use então a ferramenta Eraser para limpar a cena.
RevistaPhotoshopCreative-50-jogodeluzes-13.jpg
12 Preencha as lacunas

Crie um novo documento de 235 x 302mm e preencha a camada de fundo com preto. Ponha o arquivo fornecido “Base Tipografia.eps” no documento (File>Place). Rasterize a camada e separe cada palavra, depois aplique Layer>Layer Style>Gradient Overlay a elas. Clique no dégradé para editá-lo e use configurações semelhantes à tela abaixo. Inclua um estilo de camada Stroke em branco, ajustado para 5px.
RevistaPhotoshopCreative-50-jogodeluzes-14.jpg
13 Crie uma fonte de luz

Os raios de luz precisam de uma fonte mais proeminente. Adicione uma nova camada no alto da pilha e altere sua mesclagem para Screen. Selecione a ferramenta Brush (B) e ajuste a cor de primeiro plano para o mesmo amarelo do estilo de camada.
RevistaPhotoshopCreative-50-jogodeluzes-15%281%29.jpg
14 Pinte a luz

Reduza a opacidade da ferramenta para 30% e pinte sobre a copa das árvores para simular o sol escondendo-se por trás delas. Essa fonte de luz brilhante deve estar de acordo com o ponto em que os raios de luz entram na cena.

RevistaPhotoshopCreative-50-jogodeluzes-16.jpg
15 Sombra interna

Finalizaremos o efeito com um estilo de camada nos feixes de luz. Em uma das duas camadas de formas personalizadas, aplique o estilo Inner Shadow ajustado para preto, com Opacity 100%, Size de 65px e Distance de 26px.

Dica
Use a ferramenta Eraser a baixa opacidade para esmaecer parte dos raios de luz, um ajuste de aproximadamente 20% é o ideal (ele pode ser alterado na barra de opções). Para editar a luz, use um pincel com Hardness em 0% para uma borda suave. Apague parte dos raios para dispersar os feixes.



Raios combinados



Alinhe os feixes para uma perspectiva perfeita


RevistaPhotoshopCreative-50-jogodeluzes-17.jpg

Como estamos usando tanto Custom Shape quanto as ferramentas de Gradient para este efeito, é muito importante que tudo esteja bem alinhado. Como cada forma é aplicada em uma nova camada, o ângulo pode ser ajustado separadamente com o comando Free Transform (sob o menu Edit). Para ajustar a perspectiva de forma que os raios de luz se expandam ao se aproximar do solo, usamos Perspective Transform. Combine os ângulos e direções, mas varie o tamanho para criar um efeito mais realístico e atmosférico.

 
Topo