- Entrou
- Ago 4, 2007
- Mensagens
- 46,986
- Gostos Recebidos
- 1,093

Costuma usar o fio dentário? E quantas vezes lava os dentes por dia? Estes hábitos já podem indicar alguma coisa sobre o estado dos seus dentes e gengivas. Contudo, existem outros sinais a ter em conta que mostram como está a sua saúde oral.
O agregador de blogues HuffPost falou com a higienista oral Rachel Thelen para perceber o que não deve ignorar para evitar problemas mais tarde com o passar dos dias e semanas. Começa por explicar a importância de uma boa saúde oral para evitar algumas doenças.
"A maioria das pessoas não percebe que a doença gengival é uma infeção dos tecidos que dão suporte aos dentes e é causada pela placa bacteriana que se acumula", revela. Assim, se a placa não é removida pode acabar por levar a alguma infeção e inflamação.
"Muitas pessoas provavelmente já ouviram falar de gengivite. E também temos a periodontite". Revela que uma doença das gengivas pode começar como gengivite e que progride para uma periodontite quando não é tratada.
Os sinais que revelam uma doença nas gengivas. Esteja atento.
Um dos sinais claros de que algo não está bem passa por notar sangue ao escovar os dentes ou ao usar o fio dentário. "Se houver sangue, não é normal. Gengivas saudáveis não devem sangrar", continua. "Gengivas vermelhas, gengivas inchadas e gengivas muito sensíveis são outros dos sinais a que deve estar atento."
Tenha ainda atenção ao mau hálito persistente. Se for algo que não passa com a higiene oral comum, deve ter algum cuidado. Caso sinta também alguma movimentação nos dentes, deverá ficar alerta.
"A movimentação dos dentes é mais comum quando se tem periodontite, quando se começa a perder osso à volta dos dentes. Isso é um sinal muito, muito importante", continua a especialista.
Como tratar uma doença nas gengivas
Se for caso de gengivite, existem formas de conseguir resolver a questão mais facilmente. "O tratamento consiste numa limpeza dentária feita pelo seu higienista que pode ajudar a melhorar os hábitos de higiene oral em casa, como a sua técnica de escovagem ou o uso de fio dentário."
No caso da periodontite, os tratamentos podem ser mais complicados, mas é importante que sejam feitos para evitar a progressão.
"Pode ter perdido osso, mas pode limpar tudo para não perder mais osso. É um procedimento realizado em consultório médico. O objetivo é remover a placa bacteriana e o tártaro uma vez que acabam por irritar a gengiva."
Como prevenir problemas nas gengivas
Explica ainda que deve fazer limpezas a cada três ou quatro meses para garantir que mantêm os dentes e as gengivas saudáveis. Revela que a escovagem habitual dos dentes, pelo menos duas vezes por dia, e o uso de fio dentário são fundamentais. “São hábitos que evitam grande parte dos problemas dentários.”
E se não visita um dentista há algum tempo, deve retomar as consultas para perceber se está tudo bem com a sua saúde oral e evitar problemas mais tarde que passam pelas doenças nas gengivas e perda de dentes se for algo mais greve.
IN:NM