- Entrou
- Abr 6, 2007
- Mensagens
- 5,430
- Gostos Recebidos
- 0
«O Tempo dos Dinossauros: O Filme», realizado por Barry Cook e Neil Nightingale, é uma obra de certo modo inovadora, já que temos uma história de amor entre criaturas pré-históricas, além de um conflito entre irmãos. Uma excelente sugestão para as férias de Natal.
Com a chancela da BBC Earth, o primeiro a destacar em «O Tempo dos Dinossauros: O Filme» são os efeitos especiais, já que temos imagens computadorizadas em imagens reais. A obra é absolutamente deslumbrante em termos visuais, assim como o 3D, que, ao contrário de muitos filmes, faz a diferença neste filme que não deve ser visto apenas pelo público mais novo, pelo contrário.
É gratificante conhecermos esta viagem pelo Mundo dos Dinossauros e ficarmos enfeitiçados por esta história familiar, uma história de heroísmo perante várias adversidades. É verdade que o argumento é algo simplista, mas também não se pode exigir mais de um filme que tem os mais novos como público-alvo, público que antes de mais deseja ver acima de tudo dinossauros.
Mas a animação por computador acaba por limar as arestas mais ténues do filme, que apresenta a acensão de Patchi no seu grupo, um Pachyrhinosaurus do período cretáceo posto de certo modo de lado devido a sua fragilidade. No entanto, devido ao amor, acaba por assumir aos poucos o seu papel de líder, ultrapassando vários desafios, inclusive um drama familiar e uma rivalidade com o irmão mais velho (Scowler).
Ao contrário do que é habitual, não temos aqui o T-Rex como vilão, mas um pequeno grupo de Gorgosaurus; ao contrário do que é habitual, temos uma história de amor entre dinossauros (Patchi/ Juniper); ao contrário do que é habitual, há uma rivalidade familiar. Além das imagens computadorizadas, este é o principal fascínio de «O Tempo dos Dinossauros: O Filme», as inúmeras novidades que apresenta em termos argumentativos, novidades que acrescentam algo ao já mais do que explorado género do mundo pré-histórico.
Nota também para o cuidado da produção de procurar esclarecer alguns dos hábitos do período retratado, como a imigração dos dinossauros, os seus hábitos alimentares, etc. É um filme que vai portanto além do entretenimento, embora evidentemente esse não seja o principal foco.
Em resumo, «O Tempo dos Dinossauros: O Filme» é um filme ideal para ser visto e apreciado neste Natal. A versão portuguesa conta com as vozes de Vasco Palmeirim e Diana Chaves, entre outros. A sua mensagem é mais do que clara: muitas vezes, o coração, o amor, a astúcia e a inteligência são superiores ao uso da força.
Ficha técnica:
Título: «O Tempo dos Dinossauros: O Filme»
Título Original: «Walking with Dinosaurs 3D»
Realização: Barry Cook e Neil Nightingale
Vozes: Vasco Palmeirim e Diana Chaves
Género: Acção/Aventura
País: Reino Unido, EUA e Austrália
Duração: 87 minutos
Ano: 2013
[video=youtube_share;7cwyklZknxU]http://youtu.be/7cwyklZknxU[/video]
Fonte: DD