Portal Chamar Táxi

Obras com 5,7% de malparado

Rotertinho

GF Ouro
Entrou
Abr 6, 2010
Mensagens
7,986
Gostos Recebidos
9
Banca: Crédito à economia sobe dez por cento
Obras com 5,7% de malparado

Está a crescer o malparado no sector da Construção Civil . Segundo os números d0 Boletim Estatístico do Banco de Portugal referentes ao mês de Março, o valor dos créditos de cobrança duvidosa das empresas deste sector somam já 1,3 mil milhões de euros, o que equivale a 5,7 por cento do total do crédito concedido (22,5 mil milhões).

A acrescer a este incumprimento estão os calotes dados pelos particulares no crédito à habitação que, no mês de Março, já totalizavam 1,9 mil milhões de euros (o que representa 1,72 por cento do total do crédito concedido). Face a este cenário, a banca está a cortar o crédito ao sector imobiliário. De acordo com o Boletim Estatístico, desde Agosto que os empréstimos à construção têm vindo a diminuir, e no mês de Março, pela primeira vez desde 2005, a taxa de variação anual dos empréstimos à construção foi negativa (-0,4 por cento).

Mesmo assim, os bancos portugueses continuam a conceder crédito. Emprestaram um total de 5,1 mil milhões às empresas e às famílias, mais 10,32 por cento do que em Fevereiro. Quando comparado com igual período do ano passado, a banca emprestou menos 279 milhões de euros.

44 MILHÕES EM CALOTES DE EMIGRANTES

O crédito de cobrança duvidosa sobre os empréstimos concedidos aos portugueses que trabalham lá fora não pára de aumentar, totalizando em Março, 44 milhões de euros, para um universo de empréstimos superior a dois mil milhões . No primeiro trimestre deste ano, o malparado subiu um milhão de euros quando comparado com os números de Dezembro de 2009, e em relação ao período homólogo os calotes subiram sete milhões de euros. Os depósitos de poupança também continuam a diminuir, totalizando em Março 430 milhões de euros.

PORMENORES

PARTICULARES

As famílias portuguesas devem 3,89 mil milhões de incobráveis.

COMPRA DE CASA

Para a aquisição de casa própria, a banca concedeu 952 milhões de euros.

CRÉDITO AO CONSUMO

Para o crédito ao consumo, a banca emprestou 353 milhões de euros.

RESTAURANTES

A actividade de restauração tem 135 milhões de malparado, segundo dados do Banco de Portugal.


Correio da Manha
 
Topo