Portal Chamar Táxi

O que Marco Polo não contou...

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,470
Gostos Recebidos
1
O que Marco Polo não contou...

Os mongóis governaram a China por mais de 100 anos. A dinastia Yuan, fundada por Kublai Khan, neto de Gengis Khan, começou em 1271 e durou até 1368, quando foi substituída pela dinastia Ming. Os mongóis estavam decididos a se aboletar no poder e por lá ficar e fizeram tudo o que se faz, até hoje, para tanto.

Privilegiaram os amigos: primeiro escalão, só mongóis, infelizmente, incompetentes para lidar com a complexa máquina administrativa chinesa. Importaram consultores: pois alguém tinha que gerir a burocracia imperial e não poderiam ser os chineses, que representavam uma ameaça. Restringiram direitos e liberdades de vários cidadãos chineses e suspenderam os concursos públicos que davam acesso ao corpo burocrático do império.

Essa receita, apesar de amarga, manteve vários governantes no poder por muito tempo. O que os mongóis não poderiam prever era a presença de um outro inimigo, bem mais difícil de combater: mudanças climáticas!

Um estudo das estalagmites de uma caverna de Wangxiang, no noroeste da China, publicado recentemente na revista Science, revela a história de ciclos fortes e fracos nas chuvas de monções.

Quando há monções fracas, o clima é mais seco, prejudicando o cultivo do arroz. Quando as monções são mais fortes, elas empurram os ventos mais para noroeste da China e esses ventos úmidos trazem a chuva necessária para o cultivo do arroz.

O final da dinastia Yuan foi precedida por várias décadas de monções fracas e, consequentemente, de safras pouco fartas. Talvez, essa situação tenha funcionado como o combustível apropriado para a rebelião que varreu os mongóis do poder na China e instaurou a dinastia Ming.

O consolo tardio que podemos oferecer a Kublai Khan é que, segundo o mesmo estudo, dentre os motivos que varreram a dinastia Ming do poder, em meados do século XVII, está também uma alteração climática da mesma natureza e com as mesmas consequências.

E um consolo ainda mais tardio - e talvez ainda mais inútil - é que outros, em pleno século XXI, podem acabar alijados do poder por causa das mudanças climáticas, ou por insistir em ignorá-las.


O Globo
 
Topo