O Laboratório Fotográfico
Um filme que contém diversas imagens negativas não necessita só ser copiado, como também "corrigido" e ampliado.
Uma boa a ampliação não é um resultado gratuito, é o produto final de todas as opções tomadas em cada etapa de todo o processo fotográfico, envolvendo a qualidade dos materiais, organização, higiene, pesquisa constante e experiência individual. Os cuidados dispensados na conservação dos filmes, em todas as etapas (compra, armazenamento, exposição,revelação,higiene ) são recompensados por uma cópia ou ampliação menos trabalhosa e de maior qualidade.
É a qualidade e higiene do negativo um dos principais factores que determinarão a qualidade da ampliação; negativos riscados, desfocados, com manchas, podem inclusive impossibilitar a ampliação.
O tamanho da fotografia é também muito importante quando se trata de ampliações onde a definição, a reprodução dos mais finos detalhes são exigências importantes. A ampliação de um negativo pequeno pode mostrar uma granulação excessiva, perda de definição e dos detalhes, além de todos os pequenos defeitos da emulsão que, numa ampliação, tornam-se muito visíveis.
Um negativo muito denso por superexposição ou excesso de revelação, é contrastado, granulado, possui áreas "queimadas", acarretando ao laboratorio, se assim quiser, um trabalho de correção.
Um negativo muito suave por falta de revelação ou por sub-exposição, é muito transparente, pouco contrastado, e também exige muita perícia para ser corrigido.
Na cópia ou na boa ampliação de um fotograma preto e branco, salvo efeitos especiais, são exigidas áreas em negro e branco, (os cinzas são decorrentes do negativo), o que pressupõem uma exposição escolhida através de uma prova de tempo e contraste, químicas adequadas e procedimentos corretos.
Um filme que contém diversas imagens negativas não necessita só ser copiado, como também "corrigido" e ampliado.
Uma boa a ampliação não é um resultado gratuito, é o produto final de todas as opções tomadas em cada etapa de todo o processo fotográfico, envolvendo a qualidade dos materiais, organização, higiene, pesquisa constante e experiência individual. Os cuidados dispensados na conservação dos filmes, em todas as etapas (compra, armazenamento, exposição,revelação,higiene ) são recompensados por uma cópia ou ampliação menos trabalhosa e de maior qualidade.
É a qualidade e higiene do negativo um dos principais factores que determinarão a qualidade da ampliação; negativos riscados, desfocados, com manchas, podem inclusive impossibilitar a ampliação.
O tamanho da fotografia é também muito importante quando se trata de ampliações onde a definição, a reprodução dos mais finos detalhes são exigências importantes. A ampliação de um negativo pequeno pode mostrar uma granulação excessiva, perda de definição e dos detalhes, além de todos os pequenos defeitos da emulsão que, numa ampliação, tornam-se muito visíveis.
Um negativo muito denso por superexposição ou excesso de revelação, é contrastado, granulado, possui áreas "queimadas", acarretando ao laboratorio, se assim quiser, um trabalho de correção.
Um negativo muito suave por falta de revelação ou por sub-exposição, é muito transparente, pouco contrastado, e também exige muita perícia para ser corrigido.
Na cópia ou na boa ampliação de um fotograma preto e branco, salvo efeitos especiais, são exigidas áreas em negro e branco, (os cinzas são decorrentes do negativo), o que pressupõem uma exposição escolhida através de uma prova de tempo e contraste, químicas adequadas e procedimentos corretos.