• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.
Portal Chamar Táxi

O Guia das Plantas

Status
Não está aberto para novas respostas.

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,470
Gostos Recebidos
1
O Guia das Plantas

guiadeplantas_menu.jpg


As plantas, para além da sua beleza decorativa, desempenham importantes funções no aquário, tais como o controlo das algas ou a oxigenação da água. Nesta secção iremos ver que é possível manter plantas aquáticas, sem que seja necessário gastar muito tempo ou dinheiro.


guiadeplantas_01a.jpg


As plantas no aquário

guiadeplantas_02a.jpg


A escolha das plantas

guiadeplantas_03a.jpg


Como plantar

guiadeplantas_04a.jpg


A manutenção das plantas

Aquariofilia Online
 

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,470
Gostos Recebidos
1
As plantas no aquário

As plantas no aquário

guiadeplantas_01a.jpg


A maioria das pessoas ao instalar o primeiro aquário entusiasma-se tanto com a escolha dos peixes, que acabam por se esquecer ou deixar mesmo de parte as plantas naturais...

É um facto que há alguns aquários em que ter plantas é quase impossível como o caso dos ciclídeos africanos, mas para um aquário comunitário, em que o objectivo será criar um pequeno biótopo, que funcione por si só e que esteja o mais parecido com os habitats naturais dos peixes, as plantas desempenham a importante tarefa de manter baixos os níveis nitratos de no aquário, ajudando também na oxigenação da água, através do seu processo de fotossíntese.

Isto tudo sem esquecer a beleza que é ver um aquário com bonitas plantas naturais, que por sua vez realçam as cores dos próprios peixes. As plantas também podem servir de esconderijo ou mesmo de abrigo para os peixes depositarem os seus ovos.

Este guia vai ajudá-lo a conhecer melhor as plantas aquáticas, a fazer a sua escolha e a plantá-las e mantê-las correctamente.

Aquariofilia Online
 

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,470
Gostos Recebidos
1
A escolha das plantas

A escolha das plantas

guiadeplantas_02a.jpg


Antes de escolher as plantas para o seu aquário, prepare todo o equipamento necessário.

Se possível, escolha um reflector para duas lâmpadas fluorescentes, pois uma só lâmpada normalmente é insuficiente para a maioria das espécies.

As lâmpadas também devem ser próprias para aquariofilia, por isso é preferível adquiri-las nas lojas especializadas. As fluorescentes devem ter entre 0,5 e 1 Watt por cada litro de água, isto no total de lâmpadas.

Quanto maior for a altura do aquário, maior é o fluxo luminoso necessário. A luz deve ficar ligada entre 10 a 12 horas por dia, pois é esta a duração de um dia nas áreas tropicais, de onde são originárias a maioria das plantas dos aquários.

Tal como os peixes, também as plantas devem ser escolhidas conforme o aquário em que vão ser plantadas. As necessidades em relação à temperatura ou às condições químicas da água, devem ser idênticas.

Cuidado com os peixes vegetarianos, que podem devorar algumas plantas mais tenras, ou com os peixes maiores que possam remexer o areão e soltar as plantas.

Algumas espécies de peixes levam todo o dia a "desarrumar" todo o aquário, remexendo tudo e não deixando nada no lugar: são uns verdadeiros inimigos das plantas.

De forma a dar um melhor aspecto e a permitir uma melhor visualização do interior do aquário, as plantas também devem ser escolhidas em função do local onde vão ser plantadas: se a planta for alta deve ser colocada na parte de trás do aquário, plantas de tamanho médio são ideais para a zona do meio, e, as plantas mais pequenas para a frente.

Existem ainda algumas plantas que em vez de serem plantadas no solo, são deixadas em suspensão na superfície da água (plantas flutuantes).

Deve-se ter também em atenção o tamanho máximo que a planta possa atingir, e comparar com a altura do nosso aquário: se as plantas crescem demais, dobram e acabam por tapar a luz.​
 

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,470
Gostos Recebidos
1
Como plantar

Como plantar

guiadeplantas_03a.jpg


Caso pretenda vir a ter muitas plantas, deve preparar previamente o solo do aquário.

Conforme referimos na montagem do aquário, o areão deve ter uma altura de pelo menos 6 cm, para permitir a fixação da maioria das plantas. Antes de colocar o areão, espalhe pedaços partidos de turfa em blocos, para ajudar a fixar as raízes das plantas.

Outra das vantagens de se colocar o areão com uma inclinação de trás para a frente, ficando assim a parte traseira com uma maior altura, é que as plantas maiores ficam com mais espaço (lembram-se de falarmos das plantas maiores para trás e das pequenas para a frente?).

O areão deve ter uma granulometria média de 3 a 4 mm, para evitar que as plantas se soltem. Se misturar grãos de 2 mm ainda melhor fica. Pode-se, aquando da montagem do aquário, adicionar fertilizantes ao areão, como laterite, argila, ou preparados especiais que se compram nas lojas.

Antes de introduzir as plantas, lave-as muito bem em água tépida corrente.

Verifique e remova, caso existam caracóis.

Corte as folhas que estiverem partidas ou estragadas. As raízes devem ser aparadas com uma tesoura bem afiada, deixando (dependendo do tamanho da planta) cerca de 3-4 cm para que a planta se fixe e se desenvolva.

Para plantar, faça um pequeno buraco com o dedo no areão e introduza a planta de modo a cobrir toda a raiz.

Depois puxe ligeiramente pelas folhas, de modo a que a planta fique enterrada apenas ao nível das raízes.

O método de plantar varia conforme a planta. Algumas espécies, por exemplo, necessitam de ser fixadas às pedras ou troncos.​

AO
 

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,470
Gostos Recebidos
1
A manutenção das plantas

A manutenção das plantas

guiadeplantas_04a.jpg


Para que as suas plantas se mantenham saudáveis e em crescimento, devem ser cumpridas algumas regras na sua manutenção.

As plantas vão consumindo alguns nutrientes presentes na água. Através das mudanças parciais, esses nutrientes vão sendo repostos.

Os nitratos provenientes do ciclo biológico também são aproveitados pelas plantas.

Em aquários muito plantados aconselha-se a utilização de fertilizantes líquidos. Deve-se ter em atenção que o carvão activado dos filtros retira os nutrientes da água, não sendo recomendado em aquários com muitas plantas.

Também poderá adicionar CO2 (dióxido de carbono) à água, comprando dispositivos próprios ou através de fórmulas caseiras. O CO2 favorece o crescimento das plantas, sendo absorvido pelas folhas através do processo da fotossíntese.

Este gás normalmente está sempre presente nos aquários, proveniente da respiração dos peixes, mas não nas quantidades ideais para as plantas.

Verdadeiras inimigas das plantas são as algas, que para além de inestéticas quando se espalham pelos vidros do aquário, também consomem nutrientes da água, podendo por isso interferir com as plantas. Outro dos perigos das algas, é poderem crescer directamente e cobrir as folhas das plantas, acabando por matá-las com a falta de luz.

Normalmente, as invasões dos aquários por algas, dá-se logo após a montagem, quando existem poucas plantas, por isso, ao montar o aquário, deve colocar logo muitas plantas, para que absorvam os nutrientes.

Outra maneira de controlar as algas, é através da introdução de espécies de peixes que se alimente delas, como por exemplo o Plecostomus, o Ancistrus (este não cresce tanto), Ottocinclus, entre vários tipos de limpa-fundos e limpa-vidros.

Existem muitos tipos de algas algumas mais nocivas que outras. Normalmente, as algas verdes presentes nos vidro e na decoração, são um sinal de que a iluminação é eficaz. Devem-se deixar algumas algas nos vidros laterais e traseiros, e também nas pedras ou nos troncos, pois os peixes referidos acabam por se alimentar delas.

Os caracóis também comem algas, sendo por isso benéficos, mas também podem atacar algumas espécies de plantas com as folhas mais tenras.

Algumas espécies de caracóis reproduzem-se bastante, devendo por isso ser controlados, por exemplo, através da introdução de peixes como os Botias, que são grandes comedores de caracóis, acabando normalmente com toda a população.

Também pode utilizar o método da folha de alface, que consiste em introduzir uma folha de alface previamente escaldada em água a ferver, no aquário. Ao retirar a folha da alface, grande parte dos caracóis virão agarrados, sendo por isso um método eficiente.

Aquariofilia Online
 
Status
Não está aberto para novas respostas.
Topo