- Entrou
- Set 24, 2006
- Mensagens
- 9,470
- Gostos Recebidos
- 1
Investigadores da Universidade de Coimbra criam novo website dedicado às Plantas Invasoras em Portugal
Filipa Alves em Naturlink
Investigadores da Universidade de Coimbra criaram um novo website dedicado às Plantas Invasoras em Portugal. O invasoras.uc.pt pretende sensibilizar o público para os impactos destas plantas exóticas nas espécies e habitats nativos, educando-o sobre como contribuir para a resolução do problema e incentivando-o à ação.
O website é rico em informação diversa: em primeiro lugar, é explicado o que são plantas invasoras e quais os seus impactos ambientais negativos, sendo revelada a sua dimensão em Portugal e dada informação sobre as espécies invasoras no nosso país, entre as quais se incluem as acácias, os penachos e o chorão-das-praias.
Uma segunda secção disponibiliza recursos educativos que incluem um glossário ilustrado e uma lista de links de websites estrangeiros sobre plantas invasoras, a que se segue uma secção que informa sobre como se deve agir para contribuir para minimizar os seus impactos.
Aqui é apresentado o conceito de gestão de invasoras, que vai desde a prevenção da colonização ao controlo, numa fase invasão consumada, através de diversas metodologias (biológicas, físicas e químicas).
"Um público sensibilizado e informado está melhor preparado para prevenir a introdução e dispersão de espécies invasoras" afirma Elizabete Marchante, coordenadora do projeto no âmbito do qual foi criado o website.
Para estimular a participação do público no combate às espécies invasoras e, simultaneamente, aumentar o conhecimento sobre a distribuição das espécies invasoras a nível nacional, o site inclui também um Mapa de Avistamentos para o qual qualquer cidadão pode contribuir, existindo para o efeito uma aplicação própria para dispositivos Android.
“Todos nós somos intervenientes neste problema e todos podemos ajudar a mitigá-lo. Por um lado, atuamos como vetores de dispersão das espécies. Por outro, podemos gerir os problemas já causados por estas espécies participando, como cidadãos ou profissionais, na gestão e controlo das espécies invasoras", afirma a Elizabete Marchante.
Por fim, existe uma secção de notícias sobre as plantas invasoras a nível nacional e internacional, e onde também são anunciados eventos sobre o tema das plantas invasoras organizados por distintas entidades.
O invasoras.uc.pt resulta de uma parceria entre os Investigadores da Escola Superior Agrária de Coimbra e do Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra, e foi criado no âmbito do projeto “Plantas Invasoras: uma ameaça vinda de fora”.
Fontes: Universidade de Coimbra – CI e invasoras.uc.pt