Portal Chamar Táxi

Novo teste para detectar factores de risco ligados a TCA

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Desordens alimentares poderão ser prevenidas e tratadas a tempo


Patologia afecta adolescentes de países desenvolvidos.Uma equipa de cientistas espanhola – do Centro de Investigação Biomédica em Fisiopalogia Vermelha da Obesidade e Nutrição (CIBERobn) – desenhou um teste para conseguir detectar factores de risco ligados a Transtornos do Comportamento Alimentar (TCA), como a bulimia e anorexia nervosa, por exemplo.

A nova ferramenta de avaliação consiste num questionário de 127 perguntas que analisam determinados factores que durante a infância podem influenciar o aparecimento de TCA, como varáveis sócio-demográficas, preocupação crescente com a imagem e o físico, hábitos e estilões de alimentação familiar, padrões emocionais e ideais sociais ligados à beleza. O teste poderá prevenir e tratar estes problemas atempadamente.

Para comprovar a eficácia o teste, os especialistas realizaram um estudo, publicado na «Clinical Psychology & Psychotherapy», onde inserem uma amostra representativa composta por 854 pacientes sujeitos a desordens alimentares e 784 pessoas saudáveis, de cinco países europeus (Reino Unido, Espanha, Áustria, Eslovénia e Itália).

O 'Cross-Cultural Questionnaire' (CCQ), nome dado à ferramenta de avaliação psicológica, focou-se na detecção de factores de risco para padecer TCA em distintos ambientes culturais. Até agora, não existia um método único que servisse para identificar de forma global estes problemas de hábitos alimentares e obesidade e este poderá ainda melhorar estratégias que conduzam à prevenção.

Os testes psicométricos são provas utilizadas com frequência em Psicologia Clínica para avaliar pacientes, que para além de identificarem e delimitarem a gravidade dos sintomas, desenham perfis específicos de personalidade, processos emocionais e neurocognitivos.

Os cientistas do CIBERobn, avançam que os TCA têm vindo a escalar posições no ranking das principais patologias que afectam os adolescentes dos países desenvolvidos, constituindo a terceira doença crónica, após a obesidade e a asma.

ciênciahoje
____________
]
 
Topo