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NG3 - DR1 - Preconceitos, estereótipos e representações sociais
Competência e domínios de complexidade
Assumir preconceitos pessoais na representação dos outros e demonstrar capacidade de os desconstruir.
1. Sou capaz de identificar vivências em que existiu a necessidade de contornar situações adversas.
2. Sou capaz de desenvolver uma opinião crítica, isto é, de questionar os preconceitos vigentes na sociedade actual?
3. Sou capaz de reconhecer preconceitos e propor alternativas, solucionando situações de discriminação?
Nas sessões de Cidadania e Profissionalidade podemos aproveitar muitos recursos, às vezes quase banais, do dia-a-dia, ou até mesmo das nossas antologias poéticas, para explorar vários dos temas indicados no Referencial de Competências-Chave de Nível Secundário. O poema Lágrima preta, de António Gedeão, apresenta-se como um ponto de partida para desocultar as experiências individuais relativas com o tema em análise. Pois, ao reflectir sobre os preconceitos raciais, permite um distanciamento crítico relativamente a este problema social que ainda continua a afectar a sociedade portuguesa actual.
Lágrima de preta
Encontrei uma preta
que estava a chorar,
pedi-lhe uma lágrima
para a analisar.
Recolhi a lágrima
com todo o cuidado
num tubo de ensaio
bem esterilizado.
Olhei-a de um lado,
do outro e de frente:
tinha um ar de gota
muito transparente.
Mandei vir os ácidos,
as bases e os sais,
as drogas usadas
em casos que tais.
Ensaiei a frio,
experimentei ao lume,
de todas as vezes
deu-me o que é costume:
Nem sinais de negro,
nem vestígios de ódio.
Água (quase tudo)
e cloreto de sódio
.................António Gedeão
Proposta de trabalho:
O psicólogo norte-americano Bogardus construiu uma Escala de distância social, através da qual nos é permitido descobrir se somos ou não preconceituosos relativamente a outras pessoas, grupos, etnias e/ou culturas.
Tendo em consideração que os maiores preconceitos sociais, raciais e culturais da sociedade portuguesa actual estão dirigidos aos pobres, negros, homossexuais, idosos, doentes mentais, alentejanos, loiras, ciganos, imigrantes de leste, judeus, chineses, negros, árabes e comunistas.., identifique e reflicta sobre a (i)legitimidade dos seus preconceitos a partir das seguintes questões, que, de alguma forma, poderiam cristalizar a referida
Escala de distância social:
1. Casaria com um membro deste grupo?
2. Aceitá-lo-ia como "amigo íntimo", "colega de escritório" ou "vizinho do lado"?
3. Aceitá-lo-ia como turista no país?
4. Ou excluí-lo-ia do país?
Como tópico para a desconstrução dos seus preconceitos, não se esqueça que, segundo a Declaração Universal dos Direitos Humanos, os princípios da igualdade e da dignidade humana são extensíveis a todos os homens independentemente do grupo, comunidade, cultura e religião a que pertençam.
Competência e domínios de complexidade
Assumir preconceitos pessoais na representação dos outros e demonstrar capacidade de os desconstruir.
1. Sou capaz de identificar vivências em que existiu a necessidade de contornar situações adversas.
2. Sou capaz de desenvolver uma opinião crítica, isto é, de questionar os preconceitos vigentes na sociedade actual?
3. Sou capaz de reconhecer preconceitos e propor alternativas, solucionando situações de discriminação?
Nas sessões de Cidadania e Profissionalidade podemos aproveitar muitos recursos, às vezes quase banais, do dia-a-dia, ou até mesmo das nossas antologias poéticas, para explorar vários dos temas indicados no Referencial de Competências-Chave de Nível Secundário. O poema Lágrima preta, de António Gedeão, apresenta-se como um ponto de partida para desocultar as experiências individuais relativas com o tema em análise. Pois, ao reflectir sobre os preconceitos raciais, permite um distanciamento crítico relativamente a este problema social que ainda continua a afectar a sociedade portuguesa actual.
Lágrima de preta
Encontrei uma preta
que estava a chorar,
pedi-lhe uma lágrima
para a analisar.
Recolhi a lágrima
com todo o cuidado
num tubo de ensaio
bem esterilizado.
Olhei-a de um lado,
do outro e de frente:
tinha um ar de gota
muito transparente.
Mandei vir os ácidos,
as bases e os sais,
as drogas usadas
em casos que tais.
Ensaiei a frio,
experimentei ao lume,
de todas as vezes
deu-me o que é costume:
Nem sinais de negro,
nem vestígios de ódio.
Água (quase tudo)
e cloreto de sódio
.................António Gedeão
Proposta de trabalho:
O psicólogo norte-americano Bogardus construiu uma Escala de distância social, através da qual nos é permitido descobrir se somos ou não preconceituosos relativamente a outras pessoas, grupos, etnias e/ou culturas.
Tendo em consideração que os maiores preconceitos sociais, raciais e culturais da sociedade portuguesa actual estão dirigidos aos pobres, negros, homossexuais, idosos, doentes mentais, alentejanos, loiras, ciganos, imigrantes de leste, judeus, chineses, negros, árabes e comunistas.., identifique e reflicta sobre a (i)legitimidade dos seus preconceitos a partir das seguintes questões, que, de alguma forma, poderiam cristalizar a referida
Escala de distância social:
1. Casaria com um membro deste grupo?
2. Aceitá-lo-ia como "amigo íntimo", "colega de escritório" ou "vizinho do lado"?
3. Aceitá-lo-ia como turista no país?
4. Ou excluí-lo-ia do país?
Como tópico para a desconstrução dos seus preconceitos, não se esqueça que, segundo a Declaração Universal dos Direitos Humanos, os princípios da igualdade e da dignidade humana são extensíveis a todos os homens independentemente do grupo, comunidade, cultura e religião a que pertençam.
Publicada por Maroco dos Santos
Em: Cidadania e Profissionalidade
Em: Cidadania e Profissionalidade