- Entrou
- Ago 4, 2007
- Mensagens
- 50,547
- Gostos Recebidos
- 1,222
O Alzheimer, doença que se caracteriza pela diminuição lenta a progressiva da função mental do doente, tem vindo tornar-se cada vez mais comum entre a população mais idosa, altura em que os primeiros sintomas começam a surgir.
"Os sintomas geralmente surgem a partir dos 65 anos, o que faz com que a doença seja mais comum em idosos. O Alzheimer acontece com mais frequência em mulheres, e o distúrbio provoca alterações no comportamento do paciente", revelou o neurologista João Carlos Lobato Moraes ao website Metrópoles.
Ora, a doença de Alzheimer divide-se em três fases. Na primeira, o paciente apresenta falhas de memória e mudança de personalidade, na segunda dificuldades em realizar atividades simples e coordenar movimentos e por último dificuldades em realizar tarefas básicas de higiene, por exemplo.
Sintomas iniciais de Alzheimer a que deve estar atento:
1. Perda de memória recente
2. Dificuldade de realizar tarefas do dia a dia
3. Trocar objetos de lugar
4. Fazer a mesma pergunta várias vezes
5. Dificuldade para conduzir e fazer caminhos que já conhecia
6. Dificuldade para encontrar palavras que expressem ideias ou sentimentos.
7.Irritabilidade, desconfiança injustificada, agressividade, passividade, interpretações erradas de estímulos visuais ou auditivos, e tendência ao isolamento.
Apesar do Alzheimer não ter cura, quanto mais cedo for feito o diagnóstico, melhor, uma vez que isto permite uma qualidade de vida superior e a diminuição da evolução da doença.
Como prevenir a doença de Alzheimer?
Conforme realça o website da CUF, há vários fatores de risco como envelhecimento e histórico familiar que não podem ser prevenidos. Contudo, há hábitos que poderá adquirir, como:
-Atividade física regular
- Prevenção e tratamento das doenças cardiovasculares (sobretudo o controlo da pressão arterial)
- Prevenção e tratamento da diabetes, da obesidade e tabagismo
IN:NM
