Portal Chamar Táxi

Notícias Mudar para fila mais à direita no trânsito pode custar até 600€

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
48,630
Gostos Recebidos
1,152
naom_68ff82966f7ac.webp


O tráfego intenso é habitual nas horas de ponta e pode assistir a mudanças de faixa por parte dos condutores - por vezes, à procura de uma fila que esteja a movimentar-se de forma mais fluída. No entanto, essa prática pode ser punível com multa, caso saia da sua fila para ir para uma mais à direita.


No seu artigo 15.º, o Código da Estrada determina que, quando há mais que uma via de trânsito no mesmo sentido, em situações de tráfego intenso em filas paralelas e a velocidade dependente da marcha dos que seguem à frente, os condutores não podem sair para filas em vias mais à direita.


Ou seja, quando há engarrafamentos a toda a largura da faixa de rodagem ou o trânsito circula muito lento, não pode trocar para a uma fila à direita no mesmo sentido.


Os infratores podem ser multados entre 120 a 600 euros. Mas há exceções para situações de mudança de direção, paragem ou estacionamento.


Risco acrescido de acidente


De resto, não é recomendável estar a mudar de via quando há tráfego intenso. Habitualmente, a fila do lado anda a uma velocidade relativamente idêntica, para além de que mudanças constantes de via aumentam o risco de acidentes (sobretudo se forem feitas incorretamente) e condicionam a fluidez do trânsito.


Quando for necessário mudar de direção num engarrafamento, deve informar os outros condutores através dos indicadores ('piscas') no respetivo sentido.


E a condução à direita?


Determina o Código da Estrada que a circulação se deve fazer pela via mais à direita, "podendo, no entanto, utilizar-se outra se não houver lugar naquela", ou "para ultrapassar ou mudar de direção". A regra geral é, também, que "a posição de marcha [...] deve fazer-se pelo lado direito da faixa de rodagem".


Uma fila de trânsito pode formar-se em qualquer via do mesmo sentido. A situação descrita neste artigo, igualmente prevista no Código da Estrada, refere-se a casos em que o condutor já está numa fila - não devendo mudar para uma à direita sem um motivo enquadrado nas exceções previstas.

IN:NM
 
Topo