Portal Chamar Táxi

Mudança climática será pior para países pobres, diz FAO

Grunge

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Ago 29, 2007
Mensagens
5,124
Gostos Recebidos
0
Mudança climática será pior para países pobres, diz FAO

As regiões mais pobres e com os maiores níveis de fome crônica estarão entre as mais atingidas pela mudança climática, segundo aponta o documento da Organização das Nações Unidas para Agricultura e a Alimentação (FAO), publicado nesta quarta-feira. Embora o impacto mundial da alteração no clima na produção alimentícia possa ser reduzido, pelo menos até 2050, a distribuição da produção terá grandes consequências para a segurança alimentar, assinala o documento.

"Os países em desenvolvimento podem experimentar uma queda entre 9% e 21% na produtividade agrícola como resultado do aquecimento global", segundo o relatório. Segundo os especialistas, a mudança climática está entre os principais desafios da agricultura para conseguir alimentar à população mundial, que calcula-se alcance 9,1 bilhões de pessoas em 2050.

Ao mesmo tempo, diversas opções para amenizar os impactos das alterações no clima principalmente na agricultura podem trazer benefícios na segurança alimentar. "O aumento da retenção de carbono por meio de iniciativas florestais e agro-florestais e as práticas da agricultura que melhoram a eficiência da gestão de nutrientes e a restauração das terras degradadas são exemplos de ações que têm um grande potencial de redução e elevados benefícios colaterais", destacou o documento.

No curto prazo, espera-se o aumento da frequência de fenômenos extremos, como secas, ondas de calor, inundações e fortes tempestades. A mudança climática afetará às quatro dimensões da segurança alimentar: disponibilidade, acessibilidade, utilização e estabilidade, segundo a FAO.

O resultado poderia ser uma redução substancial da produtividade agrícola, incluindo a produtividade da mão-de-obra, com um aumento da pobreza e as taxas de mortalidade, acrescenta. O impacto negativo mais forte da mudança climática na agricultura deve ocorrer na África Subsaariana. Isso significa que as regiões mais pobres e com maior insegurança alimentícia sofrerão uma contração maior nas receitas da agricultura, conclui o documento.



EFE
 
Topo