Portal Chamar Táxi

Ministro diz que cobrança de sacos de plástico visa mudar comportamentos

kok@s

GForum VIP
Entrou
Dez 9, 2019
Mensagens
9,202
Gostos Recebidos
425

O ministro do Ambiente e da Ação Climática afirmou hoje que a taxação dos sacos de plástico ultraleves (para fruta, pão ou legumes) pretende alterar comportamentos e "minimizar ou inutilizar" o uso destes sacos, "reproduzindo uma política que teve sucesso em Portugal".

Ministro diz que cobrança de sacos de plástico visa mudar comportamentos



OJornal de Notícias avança na edição de hoje que os sacos de plásticos ultraleves (transparentes) para pão, fruta e legumes, que deveriam ser proibidos a partir de quinta-feira, vão passar a ser pagos em supermercados, frutarias e outros estabelecimentos. Esta notícia foi entretanto confirmada pelo Notícias ao Minuto.


Questionado sobre se se o Governo recuou na medida, Duarte Cordeiro afirmou que não diria recuar, explicando que o objetivo "é alterar comportamentos e minimizar ou inutilizar a utilização destes sacos de plástico".


"Pareceu-nos que esta taxação poderia ser mais convidativa para a alteração destes comportamentos, sendo que o que nós queremos mesmo é aumentar o granel, a possibilidade de podermos reutilizar sacos, levar para os centros comerciais, para as mercearias outros sacos e isso ser aceite", disse Duarte Cordeiro à margem da conferência "Autarcas pelo Clima", que decorreu em Carcavelos, Cascais, na faculdade de economia e gestão da Universidade Nova de Lisboa.


O ministro lembrou que a cobrança dos sacos de plástico nas caixas dos supermercados desde 2015 "praticamente eliminou" a sua utilização e, com esta medida, o Governo pretende reproduzir "uma política que teve sucesso em Portugal".


Questionado sobre quando a medida entrará em vigor, Duarte Cordeiro disse que está a ser ultimada a legislação e que em breve será apresentada uma proposta de lei.


O pagamento pelos sacos de plástico começou em 2015, incidindo nessa altura nos leves, seguindo as orientações da União Europeia, que pretendia alterar comportamentos e reduzir o plástico descartável.


Em sete anos, a cobrança dos sacos de plástico permitiu ao Estado arrecadar uma receita de 2,1 milhões de euros.


nm
 

kok@s

GForum VIP
Entrou
Dez 9, 2019
Mensagens
9,202
Gostos Recebidos
425
Mais um imposto, a medida não visa alterar comportamentos mas sim aumentar as receitas do estado
 
Topo