Portal Chamar Táxi

Meteorologistas dizem que temporada de furacões do Atlântico Norte será activa

Matapitosboss

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
13,147
Gostos Recebidos
0
A equipe de meteorologistas da Universidade do Colorado (Estados Unidos) reiterou hoje sua previsão de que a bacia atlântica encarará este ano uma activa temporada de furacões, com a formação de 15 tempestades tropicais e oito ciclones, dos quais quatro serão de grande intensidade.


"Mantemos nossa previsão de Abril passado de uma temporada de furacões no Atlântico mais activa que a média registrada entre 1950 e 2000", disseram em sua nova estimativa Philip Klotzbach e William Gray, meteorologistas da Universidade do Colorado.


A equipe de meteorologistas afirmou hoje que sua preocupação primária tem a ver com o "progressivo aquecimento da superfície das águas no leste e no centro do Pacífico tropical".


Nesse sentido, os especialistas disseram que "há uma possibilidade de que o fenómeno climatológico 'El Niño' (que produz um anormal aquecimento das águas) possa se desenvolver este verão e outono (no hemisfério norte)", mas ressaltaram que "parece pouco provável".


Além disso, indicaram que há uma grande probabilidade (65%) de que um furacão de categoria maior (3, 4 e 5 na escala de intensidade de Saffir-Simpson) alcance a costa americana.


Em relação à península da Florida, existe 45% de chance de que um ciclone de categoria maior afecte a costa leste.


O Caribe também enfrentará este ano condições acima da média de que um ciclone de maior intensidade atinja alguma de suas ilhas, segundo os meteorologistas.


Os especialistas da Universidade do Colorado insistiram em que há a possibilidade de que um "fraco 'El Niño' possa se desenvolver", mas esperam que "persista" no Atlântico um estado de "condições neutras" para seu progresso.


Segundo as previsões da Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera (NOAA, em inglês), a bacia atlântica enfrentará uma temporada de furacões "ligeiramente mais activa" que o normal devido à ausência da corrente de 'El Niño', que actua como um escudo contra a formação de ciclones.


Para a temporada no Atlântico, que começou em 1º de Junho e termina em 30 de Novembro, a NOAA previu na sexta-feira passada a possível formação de entre seis e nove furacões e entre 12 e 16 tempestades tropicais.


Do total de furacões estimado, entre dois e cinco teriam ventos superiores aos 178 km/h.


Desde que começou a temporada de furacões na bacia atlântica, uma tempestade tropical foi formada, a "Arthur".


.
 
Topo