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GF Platina
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Será possível ver daqui a uns anos nas autoestradas de todo o mundo, camiões sem condutor? A acontecer, ainda será preciso esperar algum tempo, mas algumas marcas já estão a olhar para o futuro. É o caso da Mercedez-Benz que divulgou recentemente o Future Truck 2025, um camião que é possível dirigir sem a intervenção do condutor.
A resposta para esta condução sem intervenção humana prende-se com a tecnologia Highway Pilot: o condutor pode simplesmente accioná-la de forma a viajar como passageiro.
"O Future Truck 2025 é a nossa resposta para os grandes desafios e oportunidades associadas com o transporte rodoviário no futuro", disse em comunicado Wolfgang Bernhard, administrador da Daimler, a dona da Mercedes.
Com esta tecnologia, os camiões Daimler estão mais uma vez a demonstrar. O sistema usa quatro radares e uma câmara vídeo 3D para controlar uma área de 60 metros à volta do veículo, usando wi-fi para comunicar com outros veículos e usando a infraestrutura da estrada (como pórticos ou portagens) para obter informação adicional. A tecnologia recorre também a dados topográficos e de tráfego para operar o veículo de forma mas eficaz. O camião pode navegar a uma velocidade até 85 km/h sem o condutor, que pode reclinar-se no banco a relaxar e a apreciar a paisagem
[video=youtube_share;HHpXny86TcY]http://youtu.be/HHpXny86TcY[/video]
Apresentação do Future Truck 2025 em Magdeburgo, Alemanha.
Várias empresas já estão a olhar para este mercado e estão a desenvolver soluções:
Recentemente, também a tecnológica Google apresentou veículos que não precisam de condutor, e não tem inclusivamente qualquer tipo de guiador, ao contrário do camião da Mercedes.
Outra marca europeia, a sueca Volvo, está a desenvolver um projecto para veículos sem condutor. A ideia é criar uma caravana de vários camiões sem condutor, que seguem o camião líder que é conduzido por um condutor humano. O objectivo é fazer um túnel de vento de forma a reduzir os custos com combustíveis.
Até 2025, o transporte de mercadorias na União Europeia vai aumentar 20%, com a sua maioria (70%) a ser feito através de camiões. A empresa alemã acredita que o uso desta tecnologia pode ser uma solução para reduzir custos com o aumento do custo da gasolina, portagens e dos salários dos camionistas. No entanto, a tecnologia enfrenta ainda vários obstáculos como a regulação e legislação europeia e dos Estados-membros, devido principalmente a questões de segurança.
"Se o enquadramento legislativo para a condução autónoma for criado rapidamente, o lançamento do Highway Pilot é concebível no meio da próxima década", segundo o responsável da Daimler. Mas alguns analistas consideram que não vai ser assim tão fácil meter os camiões sem condutor a rodar na estrada. "O uso de veículos autónomos não é sobre às capacidades tecnológicas actuais, mas sim sobre a capacidade das empresas de gerirem as várias complexidades comerciais e legislativas associadas a terem este tipo de veículos na estrada", diz a consultora Ernst&Young no estudo.
A resposta para esta condução sem intervenção humana prende-se com a tecnologia Highway Pilot: o condutor pode simplesmente accioná-la de forma a viajar como passageiro.
"O Future Truck 2025 é a nossa resposta para os grandes desafios e oportunidades associadas com o transporte rodoviário no futuro", disse em comunicado Wolfgang Bernhard, administrador da Daimler, a dona da Mercedes.
Com esta tecnologia, os camiões Daimler estão mais uma vez a demonstrar. O sistema usa quatro radares e uma câmara vídeo 3D para controlar uma área de 60 metros à volta do veículo, usando wi-fi para comunicar com outros veículos e usando a infraestrutura da estrada (como pórticos ou portagens) para obter informação adicional. A tecnologia recorre também a dados topográficos e de tráfego para operar o veículo de forma mas eficaz. O camião pode navegar a uma velocidade até 85 km/h sem o condutor, que pode reclinar-se no banco a relaxar e a apreciar a paisagem
[video=youtube_share;HHpXny86TcY]http://youtu.be/HHpXny86TcY[/video]
Apresentação do Future Truck 2025 em Magdeburgo, Alemanha.
Várias empresas já estão a olhar para este mercado e estão a desenvolver soluções:
Recentemente, também a tecnológica Google apresentou veículos que não precisam de condutor, e não tem inclusivamente qualquer tipo de guiador, ao contrário do camião da Mercedes.
Outra marca europeia, a sueca Volvo, está a desenvolver um projecto para veículos sem condutor. A ideia é criar uma caravana de vários camiões sem condutor, que seguem o camião líder que é conduzido por um condutor humano. O objectivo é fazer um túnel de vento de forma a reduzir os custos com combustíveis.
Até 2025, o transporte de mercadorias na União Europeia vai aumentar 20%, com a sua maioria (70%) a ser feito através de camiões. A empresa alemã acredita que o uso desta tecnologia pode ser uma solução para reduzir custos com o aumento do custo da gasolina, portagens e dos salários dos camionistas. No entanto, a tecnologia enfrenta ainda vários obstáculos como a regulação e legislação europeia e dos Estados-membros, devido principalmente a questões de segurança.
"Se o enquadramento legislativo para a condução autónoma for criado rapidamente, o lançamento do Highway Pilot é concebível no meio da próxima década", segundo o responsável da Daimler. Mas alguns analistas consideram que não vai ser assim tão fácil meter os camiões sem condutor a rodar na estrada. "O uso de veículos autónomos não é sobre às capacidades tecnológicas actuais, mas sim sobre a capacidade das empresas de gerirem as várias complexidades comerciais e legislativas associadas a terem este tipo de veículos na estrada", diz a consultora Ernst&Young no estudo.
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