Portal Chamar Táxi

Notícias Irmão de chefe de gabinete de Montenegro nomeado consultor (por 4 mil €)

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
50,797
Gostos Recebidos
1,230
naom_696619461f2fd.webp


O irmão do chefe de gabinete do primeiro-ministro, Luís Montenegro, foi nomeado consultor coordenador do Grupo de Trabalho para a Reforma do Estado.


Frederico Perestrelo Pinto, de 25 anos, era até há um ano estagiário na EDP Renováveis em Madrid, Espanha, mas vai agora ganhar 4.400 euros, em Portugal, com três ministros a assinarem a sua nomeação.


A notícia é avançada pela CNN Portugal. Segundo o canal de informação, o Ministério da Reforma do Estado justifica a escolha com excelentes notas em prestigiadas universidades e diz que existiu um processo de recrutamento com entrevista.


O gabinete liderado pelo ministro Gonçalo Matias sublinha que o novo consultor coordenador tem todas as condições para o cargo, cumprindo os critérios definidos, numa equipa que deve ter um "perfil analítico ou jurídico, experiência de gestão, capacidade de acompanhamento de projetos, e uma base académica relevante na área jurídica e económica".


"Como em qualquer processo de recrutamento", nota o ministério, "foi feita a análise curricular e entrevista pessoal, tendo-se concluído que o Dr. Frederico Pinto reúne amplamente estas condições".


O gabinete do ministro destaca ainda que o nomeado "tem uma licenciatura numa das melhores faculdades portuguesas de economia, a Nova SBE, com 17 valores" e "um mestrado numa das melhores universidades do mundo, a Bocconi, em Milão, onde obteve uma classificação de 109/110 pontos e a classificação máxima na nota da tese".


Além disso, segundo o Governo, Frederico Perestrelo Pinto era, até agora, "business development analyst na EDP Renováveis em Madrid", "cargo e cidade que deixou para contribuir para o trabalho deste Grupo de Trabalho, apesar deste ter uma duração muito limitada no tempo", ou seja, até 31 de dezembro de 2026.


"O meu irmão tem uma vida profissional autónoma"


Já o chefe de gabinete do primeiro-ministro garante que desconhecia a proposta feita ao irmão.


À CNN Portugal, Pedro Perestrelo Pinto assegura que não teve "qualquer intervenção" e apenas teve "conhecimento quando o meu irmão (que trabalhava fora de Portugal)" o informou "que recebera a proposta".


O braço direito do primeiro-ministro acrescenta que irmão "tem uma vida profissional completamente autónoma e independente, alicerçada numa carreira 100% própria".


"Para aferir as capacidades do meu irmão poderá consultar a nota curricular anexa ao despacho, anteriores superiores hierárquicos e o orientador de mestrado", conclui.

IN:NM
 
Topo