- Entrou
- Ago 4, 2007
- Mensagens
- 50,547
- Gostos Recebidos
- 1,222
Está com dor de cabeça e não sabe se é melhor tomar ibuprofeno ou paracetamol? Esta é uma dúvida comum. São dois medicamentos bastante usados, mas acabam por ser diferentes e com efeitos distintos. Conheças as principais diferenças e em que situações usar um ou outro.
Marta Jonet, coordenadora de medicina interna no Hospital Lusíadas Amadora, começou por revelar ao website deste estabelecimento de saúde quais as diferenças entre entres dois medicamentos.
A especialista aponta que o “ibuprofeno faz parte da família dos medicamentos anti-inflamatórios não esteroides (AINE’s) utilizados para tratar a dor, reduzir a inflamação e diminuir a temperatura (febre)”. Já o paracetamol “tem ação analgésica (alivia a dor), antipirética (reduz a febre) e pode ser administrado em combinação com outro tipo de medicamentos e a sua dose deve ser sempre ajustada ao peso corporal do doente”.
Uma das principais diferenças que aponta está relacionada com o facto de o paracetamol não ter propriedades anti-inflamatórias significativas, como é algo verificado no ibuprofeno.
Quando usar ibuprofeno e paracetamol?
Uma vez que se tratam de medicamentos diferentes, acabam por ter também utilizações distintas. Assim, ibuprofeno é mais indicado para aliviar a dor que esteja associada a condições como dor muscular, articulações, dor de cabeça, enxaqueca ou dores menstruais.
“É usado para reduzir a inflamação em casos de infeções agudas (otite, amigdalite) e em algumas condições inflamatórias como artrite”, revela a médica. No que diz respeito ao paracetamol, é usado para aliviar uma dor moderada, como dor de cabeça, muscular ou dentes, mas também para reduzir a febre.
Quando não tomar ibuprofeno e paracetamol?
Apesar de serem medicamentos seguros, existem algumas situações em que devem ser evitados. Por exemplo, o paracetamol é seguro para grávidas, mas no caso do ibuprofeno só deve ser tomado com orientação médica.
“O paracetamol não deve ser utilizado por rotina em pessoas com doenças do fígado e o ibuprofeno deve ser utilizado cautelosamente em pessoas com úlceras gástricas, problemas renais, doenças cardíacas e está desaconselhado durante o curso da varicela”, continua Marta Jonet.
Por outro lado, pessoas com alergia também devem ter cuidado já que estes fármacos podem ter compostos que lhes podem causar algum tipo de reação. Misturar estes medicamentos com outros é também algo a ter em conta.
“A combinação de medicamentos deve ser sempre feita com cautela e sob orientação médica, pois pode aumentar o risco dos efeitos colaterais ou interações entre os diferentes medicamentos.”
Aponta ainda que é importante respeitar as doses máximas recomendadas para evitar problemas mais tarde.
IN:NM
