Portal Chamar Táxi

Informação Hepatite tóxica? Quando a medicação passa a controlar os órgãos

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
50,387
Gostos Recebidos
1,219
naom_69654ac5eeb95.webp


O diagnóstico inicial do filho de Mariana Patrocínio foi uma artrite juvenil. Contudo, depois de sete anos a controlar essa doença com injeções de metotrexato, como descreve numa publicação, surge outro problema de saúde: A hepatite tóxica


Esta patologia apresenta-se como uma "inflamação do fígado em resposta a toxinas" dos medicamentos para a artrite juvenil, como descreve a Mayo Clinic.


No fundo, trata-se de uma resposta negativa do fígado perante a toma de alguns medicamentos.


A mãe de Mateus Patrocínio escreve na publicação do Instagram que esta situação é "um pau de dois bicos: a medicação controla a doença, mas pode afetar órgãos importantes".


Apesar de Mateus já tomar esta medicação há 7 anos, não significa que tenha tido um diagnóstico tardio. Os especialistas da Mayo Clinic garantem que "às vezes, a hepatite tóxica aparece em poucas horas", mas também pode demorar "após o contato com uma toxina", chegando nalguns casos a "levar meses de exposição regular até que os sintomas apareçam".


Os sintomas da hepatite tóxica tendem a desaparecer quando termina o contato com a toxina, ou seja, neste caso, se o filho de Mariana Patrocínio já não estiver sob o efeito da medicação também já não terá efeitos secundários. Contudo, a insuficiência hepática provocada pela hepatite tóxica pode "chegar a ser imediatamente fatal", apontam estes médicos especialistas.





Sintomas mais comuns da hepatite tóxica


Nalguns casos, a hepatite tóxica leve pode não chegar a causar sintomas. Não obstante, este problema de saúde pode ser detetado através de análises ao sangue.


Ainda assim, quando o corpo apresenta sinais provenientes deste problema, alguns podem ser:


Amarelecimento da pele
Amarelecimento da parte branca dos olhos
Comichões
Dor na parte superior direita do estômago
Cansaço extremo
Perda de apetite
Náuseas e vómitos
Febres descontroladas
Perda de peso
Urina relativamente mais escura


Causas mais comuns da hepatite tóxica


Tomar alguns medicamentos em excesso como paracetamol ou outras substâncias pode levar à insuficiência hepática, no entanto esta não é a única explicação.


Álcool: O consumo excessivo de álcool a longo prazo pode levar a uma hepatite alcoólica.


Ervas e suplementos: Ervas comuns como aloe vera podem prejudicar o fígado. Tomar doses exageradas de vitaminas também pode ser problemático.


Contacto permanente com produtos químicos: Seja em casa ou no local de trabalho há produtos químicos comuns, como os produtos químicos industriais chamados bifenilos policlorados, que podem causar problemas no fígado.

IN:NM
 
Topo