- Entrou
- Ago 4, 2007
- Mensagens
- 50,387
- Gostos Recebidos
- 1,219
Nem sempre é fácil compreender os animais de estimação. Aliás, eles devem ter exatamente a mesma perceção em relação aos donos. Ainda assim, há estratégias que pode adotar para que se entendam mutuamente e que pode fortalecer o vínculo emocional que têm.
Um veterinário da Animal Humane Society refere que construir uma relação forte com um cão pode levar até a uma "melhor comunicação, treinos mais eficazes e mais diversão".
Tome nota das sugestões deste especialistas.
Aprenda a linguagem corporal do seu patudo
De acordo com este especialista, esta é uma das formas "mais poderosas para fortalecer o vínculo entre os dois", uma vez que os cães comunicam frequentemente através da postura, movimentos do rabo, orelhas, olhar e comportamento no geral.
Quando começar a perceber as diferenças de cada abanar da cauda, por exemplo, vai começar a perceber as necessidades e inquietações do seu patudo. Um "abanar relaxado da cauda e uma postura rígida e alerta" são posturas com significados completamente diferentes, segundo este especialista.
"Ao reconhecer os sinais de stresse, medo ou empolgação do seu animal de estimação, pode responder de forma mais adequada às necessidades deles e gerir melhor situações potencialmente stressantes", explica.
Sinais como bocejar, lamber os lábios ou virar o rosto, pode significar geralmente, por exemplo, que o seu cão se sente sobrecarregado.
Recorra a treinos de "reforço positivo"
Este método que consiste em recompensar o animal de estimação com base em comportamentos obedientes, além de se mostrar mais eficaz, de acordo com estes especialistas, contribui para a construção de uma relação de maior confiança entre o dono e o animal.
Recompensar o bom comportamento com petiscos, elogios ou momentos de brincadeira "reforça o vínculo entre os dois e cria um espaço seguro para a aprendizagem", descreve.
O ideal é evitar métodos baseados em punição, dado que podem "prejudicar a confiança e criar confusão ou medo". Este especialista sugere que se foque na "consistência, paciência e em celebrar o progresso".
Se estiver com dúvidas ou dificuldades a treinar o seu patudo com a técnica de reforço positivo, considere inscrevê-lo em aulas próprias de treino.
Passe tempo de qualidade com o seu amigo de quatro patas
Nem só de passeios e de alimentação sobrevive a relação de um dono com o seu animal de estimação. Para construir um vínculo mais forte é importante que o faça sentir próximo, seja através de brincadeiras ou momentos juntos, como uma tarde no sofá.
O seu cão pode não apreciar a sua série preferida, mas vai adorar passar uma tarde de inverno no sofá. "Quanto mais interações positivas partilharem, mais profundo será o vínculo entre os dois".
Seja paciente e presente
Como deve imaginar, "construir um vínculo forte com o seu amigo de quatro patas não acontece da noite para o dia". Porém, é importante reconhecer o progresso. O segredo é estar presente, ser paciente e "estar sintonizado com as necessidades do seu cão".
Este vínculo é construído, sobretudo à "base de confiança, comunicação e amor", remata o especialista da Animal Humane Society.
IN:NM
