• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.
Portal Chamar Táxi

Entregar casa ao banco

Status
Não está aberto para novas respostas.

bako

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Gostos Recebidos
0
Boas,

Gostaria de saber quais as consequências de se entregar a casa ao banco pelo motivo de não se conseguir manter as prestações?
Se ficamos impedidos de comprar mais alguma casa, e por quanto tempo, e que outras consequências legais que podem advir desse acto?

Abraço!

MNM

GF Ouro
Entrou
Dez 13, 2006
Gostos Recebidos
0
Boas amigo,
Bem, vamos lá ver até que ponto te consigo ajudar.
Em relação ás consequências de entregar a casa ao Banco, por não conseguires pagar as prestações, o único senão, é enquanto o processo decorre, ou seja, o facto de não conseguires pagar as prestações, e chegares junto do Banco e apresentares a solução de entregar a casa, isso não é um processo imediato, pelo que enquanto decorre o processo, a dívida é tua, e as prestações que estão em atraso, são-te imputadas, e essa informação é enviada para o Banco de Portugal, o que na práctica te vai impedir de contrair qualquer empréstimo junto da Banca ou outras entidades financeiras (credibom, credifin etc).
Quanto à quesão de te impedir de comprar outra casa, não não impede, mas só o conseguirás fazer depois de toda a situação estar resolvida, ou seja a casa actual em posse do Banco, com Escritura realizada, bem como a informação do Banco de Portugal já não refclectir prestações em atraso.
Mais consequências legais não há, para além destas. A menos que tenhas ficado inibido de passar cheques, e aí sim é um processo que pode demorar até dois anos.
Espero ter esclarecido.
Se precisares de mais alguma informação, manda :espi28:
Aquele abraço

sagal

GF Ouro
Entrou
Set 23, 2006
Gostos Recebidos
0
Salvo melhor resposta, sem entender o verdadeiro sentido da pergunta, como queres entregar a casa ao banco??
Há um empréstimo, há uma hipoteca, há uma prestação mensal. Deves saber que os bancos não estão interessados em imóveis, a eles, interessa-lhes o pagamento das prestações. Não estou a ver a possibilidade de dares a casa ao banco, porque eles não a querem, pura e simples.
Deixar de pagar as prestações, seria uma forma de ficares sem a casa, neste caso, sairias a perder muito. Se o teu objectivo é passar para outra habitação, neste caso, deves falar com o banco, pôr a hipótese de vender e saldar o empréstimo. Podes também (esta seria a melhor forma) se puderes, fazer um outro empréstimo, desipotecar a casa e vender.
Quanto a consequências, desde que trabalhes com lisura e frontalidade, só ganhas pontos, em vez de os perder.

Enquanto escrevia o amigo MNM meteu o seu comentário e eu acrescento: quem melhor que ele para dar estas explicações?? De toda a forma, o meu comentário fica também.

Última edição:

bako

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Gostos Recebidos
0
Boas,

Obrigado aos dois pela vossa ajuda!!

:spi70[1]:

romeira22

Novo
Membro Inactivo
Entrou
Jun 15, 2008
Gostos Recebidos
0
boa tarde.
gostaria de saber se entregar a minha casa ao banco, por nao conseguir pagar a prestacao mensal,e sabendo que a hipoteca e de 160.ooo que consequencias poderei vir a ter? se poderei continuar a movimentar contas bancarias?
obrigado.

Ferrei_ra

GF Ouro
Entrou
Set 23, 2006
Gostos Recebidos
0
boa tarde.
gostaria de saber se entregar a minha casa ao banco, por nao conseguir pagar a prestacao mensal,e sabendo que a hipoteca e de 160.ooo que consequencias poderei vir a ter? se poderei continuar a movimentar contas bancarias?
obrigado.

Boas

Como foi dito nos topicos anteriores, no meu ver nao se pode simplesmente chegar ao Banco e dizer "quero entregar a casa".

Quando se adequire uma habitaçao e se recorre a uma instituiºao financeira e pede-se um emprestimo para pagar essa habitaçao, geralmente o Banco pede como garantia de pagamento desse emprestimo uma Hipoteca da referda habitaçao.
Quando fazemos a escritura do Imovel no Notario esse imovel registado na escritura é da propriedade de quem pertence o imovel e nunca de quem empresta o dinheiro,para todos os efeitos a habitaçao é sempre tua e nao podes chegar ao banco por dificuldade e pagamento do acordo da divida entregar a casa e o banco aceitar.
O Banco pode é por falta de pagamento das referidas prestaçoes acionar por direito a Hipoteca e desse modo ficar com o Imovel porque foi essa a garantia dada no momento do emprestimo.
Mas vamos pensar que no momento de acionar a hipoteca o banco ponha o imovel á venda em Hasta Publica por um valor base mas nao consiga vender por esse valor e tenha que vender por um valor inferior e esse valor nao chegue para cobrir o total da divida, o banco deduz na divida o valor recebido e o restante continua em divida e seras tu que tens de saldar o resto da divida, porque como disse atras ao banco interssa é o saldamento da divida e enquanto isso nao se efectuar vai sempre acumulando juros e todo o dinheiro que for para essa conta sera sempre logo retirado enquanto a divida nao for saldada.
Conheço um caso em que uma pessoa fez isso de entregar a casa ao banco e a mesma casa foi vendida por valor inferior ao valor da divida, e ficou uma parate da divida por saldar, entretanto a pessoa nunca mais foi ao banco deixou de movimentar a conta mas a divida foi sempre aumentando, hoje passado alguns anos e como isto hoje esta tudo ligado, descobriram onde trabalhava e tem sido penhoras atras de penhoras, parte do ordenado penhorado para pagar a divida que restou.

Por isso eu aconcelho, nunca pensem que a casa é do banco a casa é sempre vossa podem sempre vende-la ou regoniciar mas nunca caiam nessa de deixar ir para relaxo e o banco a mandar para Hasta Publica porque a venda da mesma pode nao chegar para saldar a divida tentem sempre ser voces a vender.

Cumps

martapcorreia

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 16, 2007
Gostos Recebidos
0
há outra hipótese.. chama.se "dação" não confundir com doação!
é juridicamente a entrega da casa ao banco para pagamento da dívida, mas só pode acontecer com o consentimento do banco e atraves de escritura pública, registos, etc. Conselho: consulte o banco e pergunte se eles estão dispostos a aceitar a dita dação e em que termos!
Abraço!

kika#

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Gostos Recebidos
0
e quando ha fiadores na escritura ???

martapcorreia

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 16, 2007
Gostos Recebidos
0
nada afecta... os fiadores garantem a dívida caso não haja pagamento. o que aqui está em questão é, com o acordo do banco que é o credor, o devedor fazer o pagamento da dívida com a entrega da casa... a tal dação. sendo saldada a dívida ficam os fiadores "livres" da obrigação de fiança.

jokapa

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Out 15, 2006
Gostos Recebidos
0
Bom amigo li muitas das ajudas e algumas delas bastante válidas, mas tu estás aflito e precisas de sair dessa situação prestações em atraso é complicado .... Mas podes tentar o seguinte:
1 - Falar com o gerente da agência e ver se ele está na disposição de agregar a divida das prestações ao empréstimo isto só é possivel se a garantia (o andar) tiver um valor superior ao empréstino inicial, seguidamente tentas alugar o andar por valôr identico á nova prestação, contrato de 6 meses e pôs a casa a venda,numa imobiliáriase entretanto venderes o andar o inclino como tem contrato por 6 meses terá de sair. Entretanto procuraste noutro banco CGDepósitos o mais seguro novo empréstimo e adquires um novo andar para viveres... Se procederes assim ficas com a vida normalizada e tudo a correr bem .... Se não fôr possivel pergunta novamente que há mais soluções. Fica bem

martapcorreia

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 16, 2007
Gostos Recebidos
0
amigo jokapa cuidado com os conselhos... o arrendamento não é assim tão simples... existe uma lei que estabelece um limite mínimo de 5 anos para a duração dos contratos... fora isso só é possível contrato de arrendamento por 6 meses em situações muito especificas e para fins comprovadamente transitórios...
Abraço!

Cristina Coelho

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Abr 3, 2008
Gostos Recebidos
0
Boas,

Gostaria de saber quais as consequências de se entregar a casa ao banco pelo motivo de não se conseguir manter as prestações?
Se ficamos impedidos de comprar mais alguma casa, e por quanto tempo, e que outras consequências legais que podem advir desse acto?

Abraço!

ola amigo.

quanto a tua pergunta, pelo que sei sobre o assunto, é assim:

é obvio que se nao pagares as prestaçoes da casa, tens de ficar sem ela, mesmo que ja tenhas iniciado o pagamento. e pelo que tambem sei, eles nao te devolvem o dinheiro que tu ja gastaste.
quanto a tua outra pergunta, eu acho que nao deve exixtir qualquer problema em comprares outra, desde é claro, que pagues as prestaçoes.
mas acho, que vai ser registado como nao pagaste as prestaçoes da outra casa...

espero ter ajudado em alguma coisa.

beijo:espi28:

soficrf

Novo
Membro Inactivo
Entrou
Jan 20, 2009
Gostos Recebidos
0
Divorciei-me à um ano e estou a pagar a prestação do apartamento sozinha.Visto que não consigo suportar mais esta dívida sozinha e não deixando de a pagar até agora pus o imóvel à venda, porém não posso como já referenciei, esperar mais.Então falei com o banco a fim de entregar o apartamento a esta entidade e o que me foi dito foi que os fiadores (que são os meus pais) poderiam ter algumas consequências).
Não querendo prejudicá-los de maneira alguma gostaria de resolver esta situação, estou desesperada pq tenho uma filha menor e a minha taxa de esforço está superior ao normal.

Status
Não está aberto para novas respostas.