- Entrou
- Ago 4, 2007
- Mensagens
- 50,004
- Gostos Recebidos
- 1,210
Os detidos são suspeitos de fraudes 'online' que prejudicaram mais de 400 pessoas num valor estimado de 320 mil euros, disse a Guarda Civil, num comunicado.
A organização "operava de maneira internacional e contava com contactos diretos com a Nigéria", para onde era enviado parte do dinheiro conseguido com as burlas, segundo o mesmo comunicado.
Os suspeitos "usurpavam a identidade de terceiras pessoas, cujos dados eram usados em contratos fraudulentos" de serviços de telemóvel, sobretudo cartões SIM pré-pagos, que depois usavam para "contactar com vítimas através de plataformas de compra e venda 'online', simulando operações comerciais legítimas", explicou a Guarda Civil.
"Uma vez convencidas, as vítimas realizavam pagamentos" através de aplicações ou enviavam produtos a direções em Espanha controladas pelos agora detidos.
A Guarda Civil fez buscas em três locais do norte de Espanha (Burgos, Bilbau e Barakaldo) dentro desta operação e apreendeu mais de 150 cartões SIM, entre outros objetos e documentos.
Foram ainda identificadas 34 pessoas ligadas à organização que estarão na Nigéria, segundo a Guarda Civil, que revelou que as mais de 400 vítimas desta rede estão distribuídas por todo o território espanhol, Itália e França.
IN:NM
