- Entrou
- Ago 4, 2007
- Mensagens
- 45,625
- Gostos Recebidos
- 1,028

Num país com carências alimentares, cada família portuguesa desperdiçou, em 2020, cerca de 124 quilos de comida, por habitante, revelam dados do Instituto Nacional de Estatística e do Eurostat. E, segundo frase de Francisco Mello e Castro, coordenador do Movimento Unidos Contra o Desperdício, que reúne 300 entidades em Portugal, "mais de 50% do desperdício alimentar continua a acontecer nas nossas casas".
Consciente disso mesmo, a nutricionista Rita Teixeira recorreu ao Instagram para explicar a razão que leva alguns alimentos a amadureceram rapidamente. "As bananas, melão, maçãs, abacate e tomate são alimentos que aceleram o processo de amadurecimento de outros alimentos", diz, num vídeo publicado na rede social.
"Alguns frutos e legumes emitem naturalmente gás etileno - inofensivo e inodoro - ao longo do processo de amadurecimento que, próximo de alimentos mais sensíveis a este gás, faz com que amadureçam mais depressa", explica. Por isso, para prolongar a vida útil destes frutos e legumes, o melhor a fazer é: separá-los.
IN:NM