Portal Chamar Táxi

Notícias Depressão Alice traz chuvas fortes a Espanha mas Portugal deverá escapar

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
48,721
Gostos Recebidos
1,154
image.webp


Espanha está a preparar-se para ser atingida pela depressão Alice, que deverá chegar na noite desta quarta-feira com chuvas muito fortes e persistentes. Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), Portugal deverá escapar à tempestade.

Em causa está uma massa de ar frio que vai entrar pelo oeste da Península e deslocar-se para leste, dando origem à formação da depressão Alice. O vento de leste vai trazer ar húmido do Mediterrâneo, o que favorecerá chuvas abundantes ao longo da costa mediterrânea.

De acordo com um comunicado da Agência Estatal de Meteorologia (AEMET) de Espanha, prevê-se que as primeiras chuvas comecem na quarta-feira à noite no leste de Castela-La Mancha e no interior da Comunidade Valenciana. A partir do início da quinta-feira, espalhar-se-ão para as áreas costeiras da Catalunha, Comunidade Valenciana, Ibiza e Formentera e, ao longo do dia, também atingirão Múrcia, o leste da Andaluzia e o sul de Castela-La Mancha. As chuvas podem ser acompanhadas de trovoadas e atingir intensidades muito fortes, especialmente na costa de Alicante. Na sexta-feira, chuvas fortes vão concentrar-se no sudeste. A situação deverá melhorar no domingo.





Na semana passada, Ibiza, no arquipélago espanhol das Baleares, foi atingida por chuvas torrenciais. Caíram mais de 200 litros de água por metro quadrado em apenas duas horas, inundando ruas, casas e vários estabelecimentos comerciais e hoteleiros. Duas pessoas ficaram gravemente feridas.


Apesar dos alertas no país vizinho, Portugal deverá escapar aos efeitos da depressão Alice. Em comunicado, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) explica que a tempestade "não deverá ter efeitos significativos no estado do tempo em Portugal continental". Porém, entre quinta-feira e sábado, "poderão ocorrer aguaceiros dispersos na região Sul durante a tarde, em especial no interior, não se descartando a ocorrência de trovoada".

IN:JN
 
Topo