• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Como o 'sexo excêntrico' pode contribuir para a saúde

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
41,550
Gostos Recebidos
912
Será caso para dizer: 50 Sombras de… Saúde?

A trilogia ‘50 Sombras de Grey’ trouxe a público práticas sexuais que até há bem pouco tempo eram consideradas tabu.


O ‘sexo excêntrico’, ou BDSM (que inclui práticas como bondage, dominação e submissão, sadismo e masoquismo), não novo mas foi recentemente trazido a público através dos livros da trilogia, dos quais dois já foram adaptados para o cinema.

De acordo com um inquérito ‘pós ‘50 Sombras de Grey’ feito pela revista Marie Claire, 85% dos adultos norte-americanos envolveram-se em jogos sexuais com máscaras, vendas e ferramentas do bondage (como chicotes ou algemas).

O que antes era tabu e praticado por poucas pessoas atiçou a curiosidade de muitos e há até quem defenda que pode trazer benefícios para a saúde – desde que seja consensual e praticada com segurança.

O Daily Mail falou com o Dr. Ian Kerner, psicoterapeuta e conselheiro de sexualidade, analisou as conclusões de vários estudos sobre o assunto e revela os quatro grandes benefícios que o ‘sexo excêntrico’ pode trazer para a saúde:

Reduz os níveis de stress. Um estudo realizado em 2009 concluiu que tantos os dominadores como os submissos viam os seus níveis de cortisol – conhecida como hormona do stress - reduzir depois da atividade bondage. E os benefícios de reduzir os níveis de stress são inúmeros, desde a redução do risco de doenças cardiovasculares à redução do risco de cancro.

naom_5613c147a45cc.jpg


Fortalece o sistema imunitário. Palmas e açoites aumentam o fluxo sanguíneo para o cérebro. O sangue ‘fresco’ satura os órgãos e músculos com oxigénio e hormonas ‘frescos’. Em simultâneo, o sangue ‘usado’ é removido juntamente com substâncias que causam fadiga e até doenças nas células cerebrais. Este processo de limpeza é fundamental para fortalecer o sistema imunitário. Apesar de todo o sexo impulsionar o fluxo sanguíneo, os especialistas explicam no BDSM a velocidade com que o sangue corre e isto acontece é bem maior.

Aumenta a libertação de hormonas de bem-estar. Os especialistas destacam que a prática de BDSM exige que o casal comunique muito e bem, desde falar sobre os desejos sexuais à discussão do que é ou não permitido ou da escolha da ‘palavra de segurança’. E quando o casal tem uma comunicação forte, o corpo liberta hormonas de bem-estar como a serotonina, que promovem a energia e felicidade.

Contribui para uma melhor saúde mental. Enquanto algumas pessoas podem achar a prática de BDSM perversa, estudos têm concluído que os praticantes são mentalmente auto-confiantes, fortes e saudáveis.

IN:NM
 
Topo