Portal Chamar Táxi

Notícias "Começar de novo". Casal de idosos reencontra amor em lar e sobe ao altar

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
48,953
Gostos Recebidos
1,161
A história de Pepe e Pepa parece tirada de um romance, mas é real e a prova de que a vida é para ser vivida mesmo quando achamos que já vivemos o que havia para viver.


Os dois idosos, que se conheceram naquele que achariam que seria o seu ultimo lar, acabariam por perceber que ainda havia muito a festejar e que a vida para os dois estava mesmo agora a começar.


Amor à primeira vista?


Pepa, uma viúva de de 71 anos, chegou à residência Senior Tariga em novembro de 2024. Quando chegou foi apresentada, nessa mesma manhã, pela animadora sociacultural, Lorena Martínez, aos seus restantes colegas.


Nesse grupo estava Pepe, um homem divorciado, de 67 anos, que dedicou toda a sua vida à pesca.


Ali, a atração entre os dois habitantes de Cádiz, em Espanha, foi imediata, confessam. Pepa tornou-se na sombra de Pepe, levando o homem para todo o lado na sua cadeira de rodas.


A especial amizade entre os dois não passou despercebida a ninguém. Segundo o ABC, nos corredores da residência sénior já se comentava que entre Pepa e Pepe havia mais que uma simples amizade e rapidamente se deram conta que "não viviam um sem o outro".


A proposta de casamento


A cumplicidade era tal que a animadora a dada altura, em tom de brincadeira, lhes disse: "Vou ter que vos organizar o casamento".


Aquilo que começou como uma provocação tonou-se num desejo sem volta a dar. É que a partir daí, tanto Pepa como Pepe perguntavam insistentemente quando e como seria o evento.


"Insistiram tanto, vi tanta alegria nos seus olhos, que não tive outro remédio se não organizar a cerimónia para selar a sua relação e demonstrar que o amor não tem idade nem tem limites", conta Lorena Martínez.


A cerimónia aconteceu no dia 9 de julho na sala de visitas do centro do lar. Ao evento foram 60 pessoas, entre eles residentes, profissionais e familiares dos noivos.


A cerimónia começou com a intervenção de um colega do casal que decidiu aproveitar o momento para enaltecer a importância do amor entre as pessoas mais idosas, a importância de encontrar alegria para viver e encontrar companheiros de vida que ouvem, apoiam, e são uma companhia, recorda Lorena.


O neto de Pepa foi o escolhido para ser seu padrinho, enquanto Pepe contou com uma das governantas como madrinha.


Outras residentes do lar cantaram e dançaram, naquela que foi uma cerimónia repleta de alegria.


A mensagem da união


Para a animadora do espaço, este tipo de eventos demonstra como nos lares não se deve cuidar apenas da saúde física dos idosos, mas também da sua saúde emocional.


"A atenção deve estar sempre centrada nas pessoas, nas suas preferências, gostos, pretensões e sonhos. Trata-se de transformar vidas através de experiências autênticas e humanas. É uma pequena demonstração para que todos nós que testemunhamos tenhamos bem presente que, mesmo com muitos anos, é preciso ter vontade de viver e de começar algo novo", conclui.

IN:NM
 
Topo