Portal Chamar Táxi

Ciência: A história da Terra vai ser representada entre Estremoz e Évora

Hdi

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 10, 2007
Mensagens
3,920
Gostos Recebidos
0
Os cerca de 4570 milhões de anos da história da Terra vão ser representados através de uma coluna estratigráfica do planeta, entre Estremoz e Évora, numa iniciativa única no mundo com esta dimensão.

O coordenador do Centro Ciência Viva de Estremoz, Rui Dias, disse hoje à agência Lusa que a distância de 45,7 quilómetros, entre as cidades de Estremoz e Évora, significa que cada quilómetro da estrada represente cerca de 100 milhões de anos nesta iniciativa denominada Estrada da Ciência, a lançar este ano.

"A ideia é colocar em Estremoz a representação do começo do colapso da nebulosa solar (a formação da terra) e continuar a evolução no sentido de Évora, de tal forma que o aparecimento do Homem fique representado nesta cidade", explicou.

Segundo o responsável, também professor da Universidade de Évora, este percurso vai ficar assinalado, junto às estradas nacionais N/0 4 e N/0 18, por uma série de marcos quilométricos, um por cada quilómetro, e uma série de painéis de informação de grandes dimensões.

De acordo com Rui Dias, os painéis de informação vão assinalar os espaços temporais onde se localizam os principais eventos que marcaram a evolução do planeta e dos seres vivos que aqui se desenvolveram e desenvolvem.

Rui Dias garantiu que a dimensão regional desta escala do tempo geológico é considerada única a nível mundial.

"Os visitantes podem aperceber-se da imensidão do tempo geológico e ficarem com uma ideia bastante clara da distribuição dos principais eventos que pontuaram a evolução dos seres vivos como resposta à própria evolução do nosso planeta", salientou.

Tal como acontece com o projecto do sistema solar à escala de Estremoz, esta iniciativa constitui, segundo o Centro Ciência Viva, uma forma de levar as pessoas a visitarem o Alentejo que fica para além das cidades.

Esta escala geológica, previu, poderá apresentar-se como um fio condutor capaz de induzir circulação turística entre as duas cidades alentejanas.

As iniciativas Sistema Solar de Estremoz e Estrada da Ciência integram um projecto mais vasto de um espaço ciência de grandes dimensões a nível do Alto Alentejo, que o Centro Ciência Viva de Estremoz pretende desenvolver para a região ter várias componentes de turismo científico.

A Estrada da Ciência constitui uma iniciativa do Centro Ciência Viva de Estremoz e da Universidade de Évora, financiada pela Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, com os apoios dos municípios de Estremoz e Évora.

O Centro Ciência Viva de Estremoz vai realizar ainda este ano as iniciativas Ciência na Rua, em Julho, e a Feira da Ciência, em Setembro.

Por outro lado, o Centro Ciência Viva e o município de Estremoz vão avançar com a recuperação da antiga Igreja de Santo António, junto ao cemitério da cidade.

A iniciativa, de acordo com o coordenador do Centro, prevê a instalação naquele imóvel, ainda este ano, de uma exposição permanente, única em Portugal, sobre a evolução dos seres vivos ao longo da história.

Lusa
 
Topo