Portal Chamar Táxi

Cavaco Silva já na estrada rumo a Barcelona

Rotertinho

GF Ouro
Entrou
Abr 6, 2010
Mensagens
7,986
Gostos Recebidos
9
Cavaco Silva já na estrada rumo a Barcelona

A comitiva do Presidente da República partiu esta manhã de Estrasburgo, em França, rumo a Barcelona, e integra, agora, a ministra da Saúde e a fadista Kátia Guerreiro.

Cavaco Silva chegou sábado ao início da noite a Estrasburgo, depois de uma viagem de 600 quilómetros desde Praga, onde ficou retido, sexta-feira, devido à nuvem de cinzas vulcânicas proveniente da Islândia.

Depois de passar a noite num hotel de Estrasburgo, a comitiva que acompanha o chefe de Estado, arrancou então esta manhã para uma nova etapa da longa viagem, mas agora com duas novas caras à 'boleia': a ministra da Saúde e a fadista Kátia Guerreiro.

A ministra da Saúde, Ana Jorge, irá juntar-se à comitiva "muito restrita" que acompanha o carro de Cavaco Silva e que integra ainda o secretário de Estado da Energia e Inovação, Carlos Zorrinho, o chefe da Casa Civil do Presidente da República, elementos da segurança e o ajudante de campo do chefe de Estado.

À chegada ao hotel em Estrasburgo onde Cavaco Silva ficou hospedado esta noite, Ana Jorge explicou aos jornalistas que se deslocou àquela cidade francesa para participar numa conferência sobre pediatria.

Interrogada sobre como irá ficar a saúde depois da longa jornada de carro até Barcelona, Ana Jorge respondeu a sorrir que a sua saúde está "muito bem".

A fadista Kátia Guerreiro e os três músicos que a acompanharam a um concerto em Lille, juntou-se à restante comitiva que acompanhou a visita de Estado de Cavaco Silva à República Checa, que integra perto de uma centena de pessoas, entre os quais 35 empresários, 23 jornalistas, membros do Protocolo de Estado, da Casa Civil do Presidente, e outros convidados, e que está a fazer exactamente o mesmo percurso que o chefe de Estado, mas divididos por três autocarros.

À boleia no autocarro que transporta os jornalistas viajam também seis crianças açorianas e duas professoras que tinham igualmente ficado retidas em Praga.

A chegada dos três autocarros a Barcelona está prevista para as 23 horas locais (22 horas em Portugal Continental. De quatro em quatro horas, os autocarros farão curtas paragens de 15 minutos.

A cada um dos 'viajantes' foi, entretanto, distribuído um saco de 'piquenique' com uma garrafa de água, um sumo, uma sandes, uma maça, um pequeno saco com caju e um queque.

Entretanto, à chegada a Barcelona ao início da noite e se o aeroporto daquela cidade da Catalunha permanecer aberto, o Presidente da República terá à sua espera um Falcon para o transportar para Lisboa.

A restante comitiva será transportada para a capital portuguesa num C-130 da Força Aérea.

Ao longo do dia, a Presidência da República irá entretanto fazendo avaliações sobre a deslocação da nuvem de cinzas vulcânicas proveniente da Islândia, que já provocou o encerramento do espaço aéreo da maioria dos países europeus.

Caso o aeroporto de Barcelona encerre, Cavaco Silva e a toda a comitiva presidencial passarão a noite naquela cidade espanhola, seguindo a viagem para Lisboa por via terrestre na manhã de segunda-feira.


Jornal de Noticias
 
Topo