Portal Chamar Táxi

Notícias Bombeiros exigem taxa de 25 euros por maca retida

Roter.Teufel

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Out 5, 2021
Mensagens
50,305
Gostos Recebidos
1,385
Bombeiros exigem taxa de 25 euros por maca retida

img_932x621uu2025-01-14-19-09-26-2188006.jpg


Liga dos Bombeiros quer compensação do Serviço Nacional de Saúde quando esperam mais de duas horas pela maca nos hospitais.

A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) pondera pedir ao INEM uma taxa de 25 euros, que poderá depois ser cobrada às administrações hospitalares, a aplicar após a 2.ª hora de retenção das macas de transporte de doentes nas urgências dos hospitais.

Esta não é uma ideia nova, admitiu ao CM a LBP. “Antes de termos assinado com a anterior direção executiva do SNS [então presidida por Fernando Araújo] o acordo que rege a Emergência Pré-Hospitalar, esta foi uma possibilidade que avançámos”, explicou Eduardo Correia, vice-presidente da LBP. No entanto, “em vez de serem aplicadas as medidas previstas no acordo para melhorar as urgências, a situação não teve melhoras, já que os hospitais continuam a reter as macas por grandes períodos”.

Assim, cada corporação de bombeiros recebe agora 21 euros pelo transporte de doentes até 20 quilómetros do quartel, e um acréscimo de 58 cêntimos por cada quilómetro percorrido. Mas, defende a LBP, “em causa está o prejuízo sofrido pelas esperas enormes dos bombeiros nas urgências, e a influência negativa no socorro às populações”. “Se a situação não melhorar, ponderamos pedir essa taxa [25 euros por cada hora de não devolução das macas]. Sabemos que o INEM não tem culpa, mas é a entidade requisitante do serviço”, concluiu Eduardo Correia.

Correio da Manhã
 
Topo