Ah, quem não gosta de um pouco de aventura! Não, não estamos a falar em conduzir nas nossas estradas em hora de ponta ou bungee-jumping, mas sim conhecer uma realidade completamente diferente. Da América do Sul até à Ásia descubra as 10 estradas mais perigosas do mundo onde até piratas da estrada se podem encontrar.
Estrada de Taroko Gorge (Taiwan)
No Parque Nacional de Taroko, a estrada de Taroko atravessa espetaculares desfiladeiros de mármore com centenas de metros de profundidade. A estrada estreita foi esculpida na encosta acima do leito do rio e atravessa pontes "aventureiras". A berma da estrada é (simbolicamente) protegida por barreiras de pedra de forma a evitar acidentes.
Skippers Road (Nova Zelândia)
Skippers Road é uma estrada panorâmica a norte de Queenstown na Nova Zelândia. E aqui acaba a parte boa. Carros de aluguer não são permitidos, as seguradoras recusam-se a cobrir o risco de guiar num caminho de uma faixa com precipicios de centenas de metro sempre à espreita. Na imagem, Hells Gate...
Transfăgărășan (Roménia)
A Transfăgărășan, começa logo bem, como uma estrada militar construída por Ceausescu entre 1970 e 1974. Estende-se por 90 km e é a estrada mais alta da Roménia, chegando aos 2042 metros. A topografia apenas permite uma velocidade média máxima de 40 km/h e o inverno rigoroso obriga a cortar a estrada entre novembro e junho. A estrada passa ainda pelo castelo de Vlad III, Drăculea.
Karakoram Highway (Paquistão)
A Karakoram Highway (KKH) leva até Nanga Parbat, a nona montanha mais alto do mundo. Sinais que indicam "montanha assassina" preparam os visitantes para o que os espera e para o optimismo da classificação "highway". Tem 1,260km de extensão, pavimentada a pedra com desfiladeiros 500m acima do leito do rio e desertos a elevada altitude.
Trollstigen (Noruega)
A Trollstigen (ou Escada do Troll) na Noruega é um desafio considerável com radicais curvas em gancho e inclinação de 12%. A construção durou 8 anos e até hoje não é permitido o acesso a veículos com mais de 12 metros. Pouco mais do que uma faixa, deslizamento de pedras frequente e clima extremo (fechada entre novembro e abril) completam a receita.
Túnel de Guoliang (China)
O Túnel Guoliang é fruto do trabalho incrível de aldeões que construíram um túnel para ligar a sua aldeia à civilização. Entre 1972 e 1977, treze homens esculpiram na pedra o túnel com 1,2 quilómetros utilizando apenas ferramentas simples. A estrada tem uma largura de quatro metros e 30 aberturas que mostram a paisagem e o que espera a quem nela tombar.
Estrada da Amizade (China)
A Estrada da Amizade, construída entre 1963 e 1967 é uma secção de 800 km de extensão da estrada nacional chinesa que liga Lhasa ao Nepal. A estrada atravessa paisagens sublimes e picos emblemáticos como o Everest, subindo aos 5.260 m. É especialmente perigosa durante a estação chuvosa, devido aos deslizamentos de terra.
Dalton Highway (Alaska)
A Dalton Highway é uma estrada com 667km de comprimento, construída em 1970 para apoiar a exploração de petróleo. Passa por três povoações e cruza o círculo polar sendo uma das estradas mais remotas no mundo. Inclinações de até 12%, numa interminável estrada de terra esburacada com temperaturas árticas presenteiam os infelizes automobilistas.
Estrada até Yakutsk (Rússia)
Construída entre 1925 e 1964, a estrada federal de 1,235km que liga a cidade siberiana de Yakutsk ao o resto da Rússia é verdadeiramente o fim do mundo. Incrivelmente gelada no inverno, fica um pântano quando chove no verão e tem de ser cortada. "Piratas" atacam os infelizes atascados. Cognome: "Estrada do Inferno".
Estrada dos Yungas (Bolívia)
A estrada dos Yungas, na Bolívia, também conhecido como "El Camino de la Muerte" ou "Estrada da Morte" é a estrada mais letal do mundo, devidamente certificada como tal. A taxa de mortalidade anual é de 200 a 300 numa distância de 69km. Para além do terreno as manobras dos condutores são dignas de um bom filme de terror.
Ver Fotografias
Estrada de Taroko Gorge (Taiwan)
No Parque Nacional de Taroko, a estrada de Taroko atravessa espetaculares desfiladeiros de mármore com centenas de metros de profundidade. A estrada estreita foi esculpida na encosta acima do leito do rio e atravessa pontes "aventureiras". A berma da estrada é (simbolicamente) protegida por barreiras de pedra de forma a evitar acidentes.
Skippers Road (Nova Zelândia)
Skippers Road é uma estrada panorâmica a norte de Queenstown na Nova Zelândia. E aqui acaba a parte boa. Carros de aluguer não são permitidos, as seguradoras recusam-se a cobrir o risco de guiar num caminho de uma faixa com precipicios de centenas de metro sempre à espreita. Na imagem, Hells Gate...
Transfăgărășan (Roménia)
A Transfăgărășan, começa logo bem, como uma estrada militar construída por Ceausescu entre 1970 e 1974. Estende-se por 90 km e é a estrada mais alta da Roménia, chegando aos 2042 metros. A topografia apenas permite uma velocidade média máxima de 40 km/h e o inverno rigoroso obriga a cortar a estrada entre novembro e junho. A estrada passa ainda pelo castelo de Vlad III, Drăculea.
Karakoram Highway (Paquistão)
A Karakoram Highway (KKH) leva até Nanga Parbat, a nona montanha mais alto do mundo. Sinais que indicam "montanha assassina" preparam os visitantes para o que os espera e para o optimismo da classificação "highway". Tem 1,260km de extensão, pavimentada a pedra com desfiladeiros 500m acima do leito do rio e desertos a elevada altitude.
Trollstigen (Noruega)
A Trollstigen (ou Escada do Troll) na Noruega é um desafio considerável com radicais curvas em gancho e inclinação de 12%. A construção durou 8 anos e até hoje não é permitido o acesso a veículos com mais de 12 metros. Pouco mais do que uma faixa, deslizamento de pedras frequente e clima extremo (fechada entre novembro e abril) completam a receita.
Túnel de Guoliang (China)
O Túnel Guoliang é fruto do trabalho incrível de aldeões que construíram um túnel para ligar a sua aldeia à civilização. Entre 1972 e 1977, treze homens esculpiram na pedra o túnel com 1,2 quilómetros utilizando apenas ferramentas simples. A estrada tem uma largura de quatro metros e 30 aberturas que mostram a paisagem e o que espera a quem nela tombar.
Estrada da Amizade (China)
A Estrada da Amizade, construída entre 1963 e 1967 é uma secção de 800 km de extensão da estrada nacional chinesa que liga Lhasa ao Nepal. A estrada atravessa paisagens sublimes e picos emblemáticos como o Everest, subindo aos 5.260 m. É especialmente perigosa durante a estação chuvosa, devido aos deslizamentos de terra.
Dalton Highway (Alaska)
A Dalton Highway é uma estrada com 667km de comprimento, construída em 1970 para apoiar a exploração de petróleo. Passa por três povoações e cruza o círculo polar sendo uma das estradas mais remotas no mundo. Inclinações de até 12%, numa interminável estrada de terra esburacada com temperaturas árticas presenteiam os infelizes automobilistas.
Estrada até Yakutsk (Rússia)
Construída entre 1925 e 1964, a estrada federal de 1,235km que liga a cidade siberiana de Yakutsk ao o resto da Rússia é verdadeiramente o fim do mundo. Incrivelmente gelada no inverno, fica um pântano quando chove no verão e tem de ser cortada. "Piratas" atacam os infelizes atascados. Cognome: "Estrada do Inferno".
Estrada dos Yungas (Bolívia)
A estrada dos Yungas, na Bolívia, também conhecido como "El Camino de la Muerte" ou "Estrada da Morte" é a estrada mais letal do mundo, devidamente certificada como tal. A taxa de mortalidade anual é de 200 a 300 numa distância de 69km. Para além do terreno as manobras dos condutores são dignas de um bom filme de terror.
Ver Fotografias