- Entrou
- Set 19, 2006
- Mensagens
- 7,829
- Gostos Recebidos
- 67

Sobre:
Empreendimento turístico “sui generis”, o arraial de Santoinho, pelas suas peculiares características e indiscutível originalidade, tem atraído a atenção não só do público em geral, mas também de notáveis individualidades que, integradas em grupos para festejos ou acções específicas, ou a título individual e acompanhados da família, por ali têm passado no decurso dos anos.
O álbum de recordações do fundador de Santoinho, António Cunha, regista a presença de muitas dessas personalidades. Assim, entre os mais altos responsáveis pelo turismo português que visitaram o empreendimento, salientam-se Filipe Madeira, A. Regueira, Chaves e Castro, Licínio Cunha, Cristiano Freitas, Carlos Matias, Strech Ribeiro, Helena Torres Marques e Atílio Forte.
Das várias personalidades internacionais que dançaram em Santoinho, contam-se o escritor brasileiro Jorge Amado e esposa e o embaixador dos Estados Unidos Frank Carlucci.
Entre a plêiade de políticos e outras figuras públicas que passaram por Santoinho destacam-se: Sá Carneiro em 1976; Salgado Zenha em 1977; Freitas do Amaral e Pires Veloso em 1978; Meneres Pimentel em 1979; Lucas Pires em 1980; Silva Domingues em 1982; Pessanha Viegas em 1986; Mário Soares em 1985 e 1992; Jorge Sampaio, Manuel Monteiro, Padre Victor Melícias e Fernando Nogueira em 1995; Marcelo Rebelo de Sousa, Rui Rio, Valentim Loureiro e Tereza Patrício Gouveia em 1996; Maria Lurdes Pintassilgo; General Soares Carneiro e Carlos Carvalhas em 1999; Durão Barroso e Tereza Garrette em 2001; e José Miguel Júdice em 2003; Jerónimo de Sousa e Marques Mendes e 2005. Figuras conhecidas do teatro, da televisão e da música popular, divertiram-se também em Santoinho, como Beatriz Costa, Henrique Viana, Emanuel, Nelo Silva, Fernanda Serrano, Diogo Infante e Virgílio Castelo.
Muitas outras individualidades destacadas da vida nacional e internacional por lá têm passado, mas são tantas que seria fastidiosa a sua enumeração.
Com 35 anos feitos em Maio de 2007, o Santoinho realizou mais de 1500 arraiais. Em média, cada sessão acolhe cerca de 2000 participantes, verificando-se assim que já passaram pelo santoinho mais de 3 milhões de pessoas. A Capacidade actual da Quinta de Santoinho é de 2500 participantes.
Em cada arraial são consumidas 12 mil sardinhas, mil frangos, feveras de 40 porcos, 600 Kg de boroa e outro pão e 2500 litros de vinho branco e tinto, utilizando-se 30 mil peças de louça e 10 mil guardanapos de papel. Desta louça o valor da quebrada e "transviada" ascende em média 60 contos por sessão.
Deu trabalho a numerosos conjuntos musicais e grupos folclóricos, ocupando no serviço, em cada sessão, cerca de 120 empregados. A cada um dos arraiais acorrem cerca de 20 a 25 autocarros e 500 veículos ligeiros.
Estes números confirmam a importância do Santoinho nos fluxos turísticos para Viana do castelo e garantem que, no sue género, a Quinta de Santoinho é a maior atracção turística de Portugal.





