• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Anita no Ballet

edu_fmc

GForum VIP
Entrou
Fev 29, 2008
Mensagens
21,260
Gostos Recebidos
14
Anita tinha dito à mãe:

- Gostava tanto de saber dançar como a minha amiga Clara! Creio que conseguirei.

- Bem sabes que não se aprende a dançar de um dia para o outro.

- Não faz mal, hei-de aprender.

- É preciso ir à escola de dança.

- Se o papá estiver de acordo, vou inscrever-me - respondeu Anita.

A mãe deixou-se convencer e o pai disse que sim. Enfim, depois de ter passado no exame médico, Anita entrou na escola de dança com a sua amiga Clara.

As primeiras lições não foram lá muito fáceis para a Anita, mas, agora, ela é a melhor da classe. Anita treina-se no equilíbrio sobre uma perna, apoiando-se na barra. Vejam como ela é graciosa! Se o pai lá estivesse, de certeza que se orgulharia da sua filhinha.



Todavia, M.lle Irene, a professora de dança da Anita, precisou de muita paciência para a sua nova aluna.

- Põe a perna para fora. Arqueia mais o braço. Assim, olha… Está quase

bem.



A mãe diz que, antes de se aprender a dançar, é preciso aprender a ser-se flexível até à ponta dos pés.

M.lle Irene teve de explicar mil vezes à Anita que devia pôr os pés para fora, levantar os braços, sem se empertigar e com a maior naturalidade.

- Tu sabes, Anita, que uma “ratinha” tem de executar correctamente cinco posições básicas. Mas não basta.

Que dirias de uma bailarina que não soubesse dobrar as pernas com flexibilidade, nem pôr-se em pontas? Julgas que é simples?

Em baixo:

demi-plié.

2. plié.

3. relevé sur demi-pointes



- Meninas, recomecemos! Olhem para o espelho do fundo e sigam o compasso. Um … dois… três… quatro… Ao mesmo tempo, por favor. Passaremos ao exercício seguinte quando este estiver perfeito.



- Anita, queres mostrar às tuas colegas qual é a posição correcta para se ficar em pontas? - pergunta a professora. O que Anita faz imediatamente, com todo o prazer.

- Bravo, Anita - diz Minuche, o gatinho que estava sentado ao lado do piano.

Ele nem ousa mexer-se para não distrair a Anita. A propósito, sabem quem é o Minuche?



Minuche vem todos os dias à escola com a sua dona, a M.lle Irene. Conhece até à “ponta dos seus bigodes” os entrechats, os arabesques e as piruetas, e também os sabe fazer. Minuche seria capaz de executar qualquer exercício, é o que se chama um gato sábio.

cambré em 5.ª

cambré em grande dégagé

cambré na barra



Dia após dia, semana após semana, Anita tornou-se amiga de Minuche. Não é qualquer pessoa que se torna amiga de Minuche, o gato da professora! O gatinho nunca tinha visto uma aluna tão dotada como a Anita, e, acreditem, ele conheceu muitas “ratinhas” naquela sala de aula.

exercícios de apoio

pied à la main



Mas talvez vocês não saibam o que é uma “ratinha”. Perguntem-no a Minuche.

- Não - responder-vos-á ele -, uma “ratinha” não tem nada a ver com os ratos. “Ratinha” é o nome que se dá às meninas da idade da Anita que frequentam os cursos de dança na ópera.

Agora que já sabem o que é uma “ratinha”, vamos então ver a Anita a trabalhar. A sua professora explicar-vos-á como se chega a ser uma bailarina a sério.



Para se chegar a ser uma boa bailarina não basta saber executar as figuras difíceis. A Anita ainda precisa de aprender a balançar o braço como se fosse a apanhar uma flor e a levantar as mãos acima da cabeça, com graça, como o faria uma rainha que trouxesse a coroa.

Em cena, o mais pequeno movimento tem a sua importância. Não pode haver falhas.

Uma bailarina tem de ser flexível como um gato, leve como uma pena, ágil como um esquilo, graciosa como um cisne.

dégagé em 4.ª ponta do pé atrás braços arqueados acima da cabeça



movimento de adage

Quando a Anita dança, pode representar qualquer coisa. Por exemplo: o fogo travesso que brinca com a erva, uma luz deslumbrante que acende e apaga e torna a aparecer de outro lado, ou simplesmente uma borboleta que levanta voo.

Isto tudo não se aprende numa só lição, mas vale bem a pena fazer um esforço, não acham?



Tour piqué

Claro, Anita, a professora sabe que te doem as pernas, à noite, quando vais para casa. Contudo, amanhã é preciso continuares com os exercícios, se realmente queres vira ser primeira bailarina.

<!–[if !supportLists]–>- <!–[endif]–>O que é uma primeira bailarina? - pergunta o Pantufa, que acabou de trazer as sapatilhas de pontas de Anita.

- Primeira bailarina é a bailarina que dança melhor que todas as outras.



Há pessoas que vêm de muito longe para ver dançar. É a ela que o público aplaude. É ela que o público reclama quando o ballet já acabou e as luzes se começam a acender na grande sala de espectáculos onde ressoam ainda os últimos acordes da orquestra.

Sim, Anita queria vir a ser um dia aquela bailarina cujo nome se encontra escrito nos cartazes e que toda a gente felicita, pela sua elegância, graciosidade e precisão.

Piqué arabesque



Chegar a ser um dia primeira bailarina não é coisa que aconteça a qualquer aluna da classe de dança. É preciso ser-se particularmente dotada.

É já muito bom quando se chega, como a Anita, a executar sem erro todos os exercícios.

Porém, à noite, no seu quarto, com a cabeça um pouco à roda, por ter dançado toda a tarde, Anita já se imaginava, na classe superior, uma das melhores alunas mais velhas, que ela via dançar, enquanto as mais novas esperavam a sua vez. Às vezes, chega a pensar que se tornou a primeira-bailarina da ópera.

Então, Anita adormece e começa a sonhar. Sente-se leve, leve, é como uma pena que o vento embala. Sem esforço, faz todos os glissades e entrechats. Continua a voar, começa um pas de bourrée. Faz saltos curiosos, chamados saltos de gato e grandesjetés.

Mas, de repente, tudo acaba. Alguém aplaude. Olhem só, é o Minuche, que ronrona de admiração. Anita detém-se como se tudo se fosse desfazer e pensa: “Com certeza que vou acordar.” Querem saber qual foi o sonho mais bonito da Anita? Escutem:



Certa noite, estava ela no palco. Acabava de dançar a Gata Borralheira. Nunca tinha dançado tão bem como naquela noite. Sentia o seu coração a bater, a bater. Estava tão emocionada que nem dava pelas doze badaladas da meia-noite que soavam nesse momento. Minuche gritava dos bastidores:

- Bravo bravo és uma “Cinderela” de verdade!…



Mas Minuche não teve tempo de acabar a frase. O palco iluminou-se de repente, o príncipe chegou e Anita foi transformada em princesa.

O príncipe elevou Anita, à força de braços, e todos os amigos de Anita, que tinham vindo para a verem dançar naquela noite, aplaudiram-na durante tanto tempo, tanto tempo, que parecia que as palmas nunca mais acabavam.

Este foi o mais lindo sonho de Anita.

Porém, quem sabe se o sonho não se tornará realidade e Anita não virá a ser primeira-bailarina?
 
Topo