[AJUDA] Desinstalar Linux Suse 10.1

portkaku

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
20
Gostos Recebidos
0
Alguém me pode por favor dizer como é que se pode desinstalar o Linux Suse 10.1.

No outro dia instalei o Linux Suse 10.1 no meu PC. Correu tudo bem. Ele pegou no Windows XP e pôs o moço numa partição à parte. Quando arranco com o computador ele por defeito carrega o Suse 10.1, mas dá-me a hipótese (alguns segundos) para escolher arrancar o Windows.

Só que eu queria que o Windows arrancasse sempre por defeito em vez do Suse. Como não sei, prefiro desinstalar o Suse 10.1, MAS NÃO QUERO MANDAR AO AR O WINDOWS XP QUE JÁ TENHO INSTALADO NA OUTRA PARTIÇÃO.

Alguém me pode ajudar???
 

UmPáPá

GF Bronze
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
13
Gostos Recebidos
0
eu não percebo assim muito de linux/XP, mas aqui vai.

se o teu problema é o arranque (o «boot loader» que tens deve ser o grub), basta alterares conteúdo do ficheiro menu.lst para colocar o novo default.

arranca com o suse
faz login com o user root e a password que definiste na instalação. Se não conseguires fazer login directo com o root vê o comentário que deixo a seguir (*).
edita o ficheiro /boot/grub/menu.lst
onde está "default #" altera para o numero da opção que pretendes que seja a default (# é o n. de sequência da entrada, começando em 0).

para saberes qual a opção correcta:
vais encontrar tantos "title" como opções disponíveis no menu de arranque. Se queres a 1a opção por default colocas "default 0", se queres a 2a, colocas "default 1" e assim por diante.


(*) Se não conseguires fazer login directo com o root, podes entrar com o teu user e depois abrir uma janela de terminal e fazer "su" seguido da password do root. Ficas em modo de administrador na janela de terminal e podes fazer as operações que descrevi.
-----------------------------------------------------------------------

quanto a retirar o suse, és capaz de vir a ter problemas, pq provávelmente instalaste o boot loader do grub no MBR (Master Boot Record). Se pura e simplesmente apagares a partição de suse o grub deixa de arrancar e ficas pendurado até instalar novo boot loader (nem sequer arrancas com a máquina).
Não conheço nenhuma opção do windows ou disco que reponha o boot loader do XP.


olha que o linux que tens é bom e não fica nada a dever ao XP, e vale a pena algum tempo investido nele pois começas a descobrir montes de coisas interessantes (tem sido assim comigo nestes últimos tempos).

cptos
 

Hello

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
16
Gostos Recebidos
0
Boas

Se queres que seja o windows a iniciar em vez do suse, nao precisas de desistalar o suse.
No suse, va ao yast->sistema ->carregador de boot
Ai basta passares para cima o suse.

So uma sugestao, se fosse ati instalava o opensuse 10.2, esta bem melhor que o suse 10.1.


Cumps.
Hello
 
Última edição:
Topo