Portal Chamar Táxi

Afeganistão: militares invadem cidade estratégica

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
A uma semana das eleições, os militares dos exércitos afegão e norte-americano lançaram uma ofensiva estratégica no sul do Afeganistão, em regiões dominadas pelos talibãs. Uma das cidades visadas é Dahaneh, controlada pelos talibãs há anos e onde as tropas da NATO entram pela primeira vez. O objectivo é garantir a segurança das eleições presidenciais e provinciais de 20 de Agosto, depois de os rebeldes terem apelado a um boicote popular ao escrutínio e terem ameaçado lançar ataques a mesas de voto.

A operação contou com 400 soldados norte-americanos e 100 afegãos, apoiados por helicópteros e aviões. «A nossa missão é apoiar a Comissão Eleitoral e as forças de segurança afegãs. São elas que são responsáveis pelas eleições. O nosso trabalho é garantir que façam a sua segurança», revelou Larry Nicholson, o comandante dos militares dos Estados Unidos no Afeganistão.

Luís Amado «preocupado» com situação no Afeganistão

Outra das regiões visadas pelas tropas é a província de Helmand. As forças estrangeiras tentam expulsar os talibãs e permitir a votação.
tvi24
 
Topo