- Entrou
- Ago 4, 2007
- Mensagens
- 48,649
- Gostos Recebidos
- 1,152
Existe uma vitamina que pode ajudar a pôr fim a uma doença do fígado bastante comum. Estudos revelaram-se promissores e mostraram as melhorias que os pacientes tiveram ao tomá-la durante um certo período de tempo. Falamos de Doença Hepática Esteatótica Associada à Disfunção Metabólica, também conhecida como MASLD ou como doença hepática gordurosa não alcoólica.
Dor na zona do abdómen, fadiga extrema, perda de apetite e barriga inchada são alguns dos sintomas a que deve estar atento e que podem indicar que está com esta condição. O fígado acaba por armazenar gordura em demasia. Pessoas com diabetes tipo 2, obesidade e hipertensão estão em risco elevado.
São dois os estudos que mostraram melhorias no fígado devido à toma de vitamina B3, um publicado na Nutrients e outro na BMC Public Health. "Níveis mais baixos de miR-93 relacionam-se com a redução do acumular de gordura no fígado em roedores. Observou-se que o tratamento com niacina, ou vitamina B3, reduziu o miR-93 e, consequentemente, diminuiu a gordura no fígado", explica Amol Rangnekar, especialista em doenças hepáticas, aqui citado pela revista Parade.
A vitamina que pode ajudar o fígado
"Isto pode levar a uma menor deposição de gordura no fígado. A niacina é um antioxidante, o que pode reduzir o stress oxidativo no fígado, levando a menos inflamação e, consequentemente, menos cicatrizes da doença hepática gordurosa", continua.
Apesar dos resultados nestes dois estudos, "precisamos de mais estudos em humanos para avaliar a eficácia e a segurança antes de recomendar este tratamento".
A dose de vitamina B3 pode ser suficiente através da adoção de uma dieta equilibrada e não por via de uma suplementação. "A vitamina B3 é encontrada em diversos alimentos, incluindo carne vermelha, aves, peixes, arroz integral, cereais e pães, nozes, sementes, leguminosas e bananas."
Mais formas de conseguir tratar doenças no fígado
O médico recomenda ainda a adoção de práticas diárias que ajudam a tratar este tipo de condição. É o caso de algumas mudanças na dieta que podem ajudar a reduzir a gordura e perda de peso.
Amol Rangnekar explica que pode ajudar o consumo de proteínas magras, como é o caso de peixe, frango e peru, mas também a redução do consumo de carne vermelha e o consumo de café.
Pela saúde do seu fígado, veja o que deve ter sempre em casa
Ao agregador de blogues HuffPost, a especialista em nutrição Ana Luzón revela alguns dos alimentos em que deve apostar para evitar inflamações e doenças graves no fígado. Em primeiro lugar, explica que vegetais como brócolos, couve-flor e couves de Bruxelas são perfeitos. "Promovem a desintoxicação e reduzem o stress oxidativo."
Por outro lado, o alho e a cebola também são perfeitos. "Estimulam as enzimas hepáticas que são responsáveis por eliminar as toxinas." Aposte também em frutas cítricas e ainda em cozinhar com azeite.
Alimentos ricos em ómega-3 são outros nos que deve apostar. É o caso do salmão, da cavala, sardinha ou dos frutos secos. Tenha ainda em casa aveia e grãos integrais.
O chá verde é mais um dos alimentos que vão fazer a diferença. "Ajuda a reduzir a gordura acumulada." Frutos vermelhos, como mirtilos e amoras, deixam também o fígado protegido.
IN:NM
