12 sinais de alerta na língua que jamais deve ignorar

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
39,005
Gostos Recebidos
856
naom_61b6fe2c14e2f.jpg


Uma boca sã apresenta uma cor rosada, é humedecida, sem halitose, manchas brancas, vermelhas ou azuladas, e ulcerações. Não é o seu caso?

Veja abaixo mais de duas mãos cheias de sinais de alerta na língua, alguns dos quais potencialmente malignos, que, segundo o jornal The Mirror, não deve mesmo ignorar quando estes permanecerem mais de duas semanas. Nesse caso, deverá recorrer à ajuda de um especialista, recomenda o portal da CUF.

1- Manchas brancas

O aparecimento de manchas brancas cremosas pode ser de infeção fúngica, muitas vezes causada quando a saúde oral é afetada por medicação ou doença.

Manchas brancas duras que não consigam ser removidas podem, em casos graves, ser sintoma de lesões orais potencialmente malignas, como a leucoplasia.

Estas manchas podem ainda resultar de uma condição chamada líquen plano oral. Trata-se de uma doença autoimune crónica inflamatória da mucosa oral, que também provoca crises de ardor, dor e ulceração.

2- Pelo na língua

Normalmente branco, preto ou castanho, pode ser uma descoberta alarmante. É causada por proteínas que transformam protuberâncias e inchaços naturais da língua em fios mais compridos, que fazem com que os alimentos e as bactérias fiquem presos neles. A boa notícia é que podem ser retirados. No entanto, se notar a presença de manchas brancas 'peludas', pode ser leucoplasia.

3- Língua preta

Os antiácidos tendem a manchar a língua quando se misturam com a saliva. Por norma, esta situação é inofensiva e deve desaparecer pouco depois de parar de tomar a medicação.

4- Língua vermelha e brilhante

Pode ser um sinal da doença de Kawasaki, uma vasculite, ou seja, uma inflamação dos vasos sanguíneos de pequena e média dimensão que atinge as crianças. A condição é também uma das principais causas de doença cardíaca adquirida na criança, ma é tratável caso seja identificada precocemente.

No entanto, se encontrar a língua lisa e vermelha, acompanha de dor na boca, pode ser um sinal de deficiência de vitamina B3.

5- Sensação de queimadura

Sente que queimou a língua numa bebida quente ou um gosto metálico recorrente? Pode ser síndrome da boca ardente, uma doença crónica. Ainda assim, o refluxo gastroesofágico e a diabetes também podem causar esta sensação.

6- Língua 'lisa'

Se a sua boca tem uma textura brilhante e não existem pequenas saliências, pode ser sinal de falta de nutrientes. A carência de ferro, ácido fólico e vitamina B pode provocar língua 'lisa', assim como infeções, doenças celíacas e alguns medicamentos.

Se as manchas forem lisas, mas estiverem ao lado de manchas acidentadas, pode ser uma condição benigna, designada por 'língua geográfica'.

7- Altos

O mais provável é tratar-se de uma irritação.

8- Dores

As aftas e o líquen plano são duas fontes comuns de dor, por exemplo. Alguns fármacos e infeções também podem causar dor. No entanto, se sentir dor, um caroço na língua e manchas brancas, deve consultar um especialista.

9- Macroglossia

No fundo, este termo é aplicado quando a língua é demasiado grande para a sua boca. As causas podem ser infeções, alergias ou hipotiroidismo (produção excessiva de hormonas).

10- Fissuras na língua

Podem formar-se à medida que envelhecemos, mas também podem ser sinal da síndrome de Sjögren, uma doença crónica que se manifesta por secura das mucosas, ou psoríase. Estas fissuras são inofensivas, mas deve certificar-se de que higieniza corretamente a boca.

11- Feridas, dores, alto e dificuldade em engolir

Estes podem ser sinais de cancro oral. Ainda assim, deve consultar um médico.

12- Boca seca

É o sintoma mais comum de infeção por Covid-19 e é frequentemente acompanhado pela perde de paladar e infeção fúngica. Também pode vir a notar inchaço na boca e úlceras na língua.


IN:NM
 
Topo