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Entidades americanas abriram excepções que permitiram ao Transition circular na estrada e no ar
Projectar e lançar um automóvel que voa é um desafio que não envolve apenas o domínio tecnológico. Para criar um veículo capaz de circular em estrada como no ar, é necessário cumprir com uma série de regulamentos de tráfego, tanto aéreo como terrestre. Não será assim por acaso, que a Terrafugia, empresa norte-americana que desenvolveu o Transition, um veículo que tanto pode circular na estrada como no ar, está a comemorar a autorização para o veículo circular nas estradas dos Estados Unidos da América.
Devido às suas características, o Transition teve direito a algumas excepções concedidas pela NHTSA (National Highway Traffic Safety Agency), nomeadamente autorização para utilizar janelas em plástico, mais leves que as de vidro, além de pneus especiais.
A Terrafugia explicou que o vidro laminado, usado nos automóveis, além de muito pesado para um avião, pode reduzir a visibilidade em caso de colisões com aves. Por essa razão, tanto nas janelas laterais como no vidro frontal, é utilizado policarbonato, que suporta melhor os impactos ocasionais com pássaros - mais comuns em aviões do que em automóveis.
Os pneus serão os mesmos utilizados nos testes realizados em 2009. Projectados especialmente para este modelo, podem circular a velocidades normais de estrada, mas também resistir aos esforços exigidos pelas aterragens.
No entanto, as concessões não se limitam apenas à sua utilização em estrada. Devido às suas características especiais, o veículo recebeu também a autorização da «Federal Aviation Administration» para ter até 50 quilos mais que o limite da categoria em que se enquadra: aeronave desportiva leve.
A Terrafugia assegura que o primeiro exemplar do Transition será entregue no final do próximo ano. As primeiras previsões apontavam para este ano, mas a empresa sustenta o atraso com dificuldades de produção e com fornecedores de componentes.
Veja como o Transition se transforma de carro em avião e vice-versa.
Autoportal
Projectar e lançar um automóvel que voa é um desafio que não envolve apenas o domínio tecnológico. Para criar um veículo capaz de circular em estrada como no ar, é necessário cumprir com uma série de regulamentos de tráfego, tanto aéreo como terrestre. Não será assim por acaso, que a Terrafugia, empresa norte-americana que desenvolveu o Transition, um veículo que tanto pode circular na estrada como no ar, está a comemorar a autorização para o veículo circular nas estradas dos Estados Unidos da América.
Devido às suas características, o Transition teve direito a algumas excepções concedidas pela NHTSA (National Highway Traffic Safety Agency), nomeadamente autorização para utilizar janelas em plástico, mais leves que as de vidro, além de pneus especiais.
A Terrafugia explicou que o vidro laminado, usado nos automóveis, além de muito pesado para um avião, pode reduzir a visibilidade em caso de colisões com aves. Por essa razão, tanto nas janelas laterais como no vidro frontal, é utilizado policarbonato, que suporta melhor os impactos ocasionais com pássaros - mais comuns em aviões do que em automóveis.
Os pneus serão os mesmos utilizados nos testes realizados em 2009. Projectados especialmente para este modelo, podem circular a velocidades normais de estrada, mas também resistir aos esforços exigidos pelas aterragens.
No entanto, as concessões não se limitam apenas à sua utilização em estrada. Devido às suas características especiais, o veículo recebeu também a autorização da «Federal Aviation Administration» para ter até 50 quilos mais que o limite da categoria em que se enquadra: aeronave desportiva leve.
A Terrafugia assegura que o primeiro exemplar do Transition será entregue no final do próximo ano. As primeiras previsões apontavam para este ano, mas a empresa sustenta o atraso com dificuldades de produção e com fornecedores de componentes.
Veja como o Transition se transforma de carro em avião e vice-versa.
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